Objetivos são qualificar equipe do Banco de Alimentos, aprimorar qualidade e segurança na manipulação dos alimentos, além de estender formação para instituições beneficiadas
A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) de Volta Redonda firmou parceria com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), com o objetivo de aprimorar a qualidade e segurança na manipulação dos alimentos. O acordo também visa a capacitação contínua dos servidores do Banco de Alimentos administrado pela secretaria, além da extensão dessa formação para as instituições do terceiro setor que recebem os donativos.
“Compreendemos que enfrentar esses desafios exige união de esforços e parcerias estratégicas com instituições que compartilham do mesmo compromisso com a segurança alimentar, a sustentabilidade e a redução das desigualdades sociais. Por isso, buscamos aliados engajados nesses propósitos, como o UniFOA, que se tornou um parceiro essencial em nossas iniciativas”, afirmou o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Fábio Buchecha.
Os treinamentos abordarão boas práticas no manuseio, higienização e segurança alimentar, garantindo que os alimentos distribuídos mantenham a qualidade e segurança adequadas para o consumo.
“Essa parceria é mais um passo importante na construção de uma política pública sólida, eficaz e sustentável, que une o conhecimento acadêmico ao compromisso social. Educação, compromisso e ação para garantir o direito à alimentação de quem mais precisa”, ressaltou a subsecretária da Sesan, Wherica Teodoro.
Recém-implantada no município de Volta Redonda, a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional tem como principal missão ampliar e fortalecer ações voltadas à população em situação de vulnerabilidade social e econômica, garantindo o direito à alimentação adequada e promovendo políticas públicas eficazes no combate à fome.
Um dos principais equipamentos sob a gestão da Sesan é o Banco de Alimentos, que recebe doações e direciona os gêneros alimentícios para instituições cadastradas no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea/VR) e para os Cras (Centros de Referência de Assistência Social), garantindo que os alimentos cheguem a quem realmente precisa.
Foto de Nalu Oliveira/FOA.
Secom/PMVR