Animal da espécie Jacurutu participou do programa de reabilitação e reinserção da unidade; ela foi encontrada no bairro São João
O Parque Zoológico Municipal (Zoo-VR) promoveu a soltura de uma coruja da espécie Jacurutu (Bubo virginianus), a maior do Brasil. O animal foi devolvido à natureza na tarde desta sexta-feira (25), em uma área de conservação no município. De acordo com o biólogo da unidade, Pedro Alonso, a coruja deu entrada no Zoo-VR no dia 8 deste mês com um quadro de intoxicação.
“O animal chegou debilitado, foi encontrado próximo à varanda de uma casa no bairro São João. Acreditamos que tenha se alimentado de algum animal envenenado, como pequenos roedores, por exemplo. A coruja ficou em tratamento, sendo acompanhada desde então pela equipe de médicos-veterinários e biólogos”, disse.
Após apresentar melhora clínica, a coruja foi transferida para um recinto, onde iniciou o processo de adaptação e desenvolvimento de aptidão para a soltura.
“Ela apresentou melhoras significativas. Quando chegou, estava voando mal e fraca, mas rapidamente, com o uso de medicamentos, conseguiu se restabelecer. Com isso, começamos a adaptá-la para ser devolvida à natureza”, explicou o biólogo.
O secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Volta Redonda, Paulinho AP, destacou que a soltura da coruja foi acompanhada desde o início.
“Participamos do começo ao fim dessa história. Os moradores entraram em contato com a gente para fazer o resgate. É muito gratificante fazermos esse trabalho, que é ajudar os animais”, comentou o secretário.
Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.