Alunos da rede municipal de ensino de Volta Redonda propagam a paz
Evento é uma parceria entre as secretarias municipais de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos e Educação
Alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis realizaram nesta quarta-feira, dia 19, uma ação na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura de Volta Redonda. O evento denominado ‘Cultura da Paz’ é uma parceria entre as secretarias municipais de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos e Educação, e teve como objetivo espalhar mensagens de paz trabalhadas com os alunos da escola durante o ano. Mais de 140 alunos participaram da ação.
De acordo com a diretora da escola, Maria Carolina Moreira, o projeto político-pedagógico da escola visa um mundo melhor. “A gente trabalha esse tema há muito tempo. Temos esse projeto que é o ‘Todos pela Paz’, onde trabalhamos valores, e depois levamos essa mensagem de paz para comunidade”, contou a diretora.
Maria Carolina disse ainda que escolheu essa data para realizar o evento porque no dia 21 é comemorado o Dia Internacional da Paz e setembro é o mês de valorização da vida. “A gente resolveu realizar a ação aqui na praça para atender um número maior de pessoas. Os alunos estão fazendo abordagem fazendo perguntas sobre os valores e eles vão espalhando essa mensagem que já faz parte deles”, explicou.
As crianças estavam acompanhadas também pelos pais, que estavam orgulhosos da ação. Foi o que contaram os pais da aluna Nathália Guimarães. “Ela tem muita consciência e sabe separar o que é certo e errado. Ela demonstra um amor enorme pelas pessoas e animais. A escola realmente trabalhou bem esses valores com as crianças”, disse o pai Edilton Guimarães.
A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, falou da importância desse trabalho desenvolvido pela escola. “É uma escola excelente, muito parceira e está desenvolvendo esse trabalho desde o início do ano letivo. Eles estão auxiliando as nossas crianças, que vivenciam essa violência que está no país atualmente, a cultuar a paz e o desenvolvimento da personalidade de cada um”, comentou a secretária.
Dayse Pena, secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, lembrou que esse evento também faz parte das comemorações dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “O evento está chamando muita atenção e está gerando mais oportunidade das pessoas refletirem sobre essa cultura da paz. O trabalho que a escola com as crianças contribui muito pra gente refletir o quanto a Declaração faz a gente pensar em uma sociedade mais justa, harmônica e com respeito à diversidade”.
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, essas parcerias entre as secretarias municipal são importantes para a divulgação e sucesso dos projetos e eventos. “Ver uma ação como essa sendo desenvolvida na escolha é maravilhoso. A parceria entre as secretaria e o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos com certeza fez a diferença”, afirmou o prefeito.
Por Ana Maria Mansur, com fotos de Geraldo Gonçalves