Secretaria Municipal de Educação promove nova oficina para funcionários da rede
Oficina de pastas serve para auxiliar os funcionários pedagogicamente junto com alunos autistas da rede
A prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira, dia 12, mais uma oficina para os funcionários da rede que trabalham com alunos de inclusão. Dessa vez eles aprenderam a confeccionar pastas contendo figuras, desenhos, recortes, entre outros materiais que servem para trabalhar a parte sensorial do aluno, além de trabalhar também a área do conhecimento, autonomia, concentração e independências. A oficina teve como objetivo capacitar os professores para trabalhar com crianças autistas e até mesmo com outros tipos de deficiência.
Vários são os tipos de pastas que são realizadas na oficina para ensinar realmente como produzi-las e como o funcionamento delas serve de aprimoramento em sala de aula, através de atividades estruturadas. Essa pasta é voltada para a percepção visual da criança e também da cognição verbal.
Para Simone Aparecido, que conduziu a oficina, as confecções dessas pastas servem para trabalhar com crianças autistas e dependendo do cognitivo da criança, é possível trabalhar com outros alunos deficientes.
“Temos nessa oficina, professores, orientadores, supervisores e auxiliares que trabalham diretamente com crianças autistas. Achamos importante promover esse encontro visto que a demanda tem aumentado muito no último ano. E a capacitação leva um melhor desempenho para dentro da sala de aula”, frisou Simone.
A professora e orientadora na Escola Municipal Amaral Peixoto Gilda Cassino, também destacou a importância dessa oficina para os funcionários. Visto que eles servem como multiplicadores de conhecimento para as unidades. “O intuito dessa oficina é nos preparar para receber esses alunos inclusos. Eu me inscrevi pela minha escola, para aprimorar meus conhecimentos para repassar para as professoras e as cuidadoras da escola”, afirmou.
A secretária de Educação, Rita Andrade destacou que o objetivo da secretaria é dar sequência a formação continuada e dividir o conhecimento para as escolas. “Precisamos ter material para trabalhar com esses alunos inclusos. Além disso, existem materiais que são específicos para estimulação ou para trabalhar determinadas funções cognitivas. Essa formação faz com que eles sejam capazes de produzir um material necessário no dia a dia e que estejam disponíveis nas escolas a partir do momento em que apareçam as demandas”, destacou Rita.
O Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, explicou a importância dessas oficinas pela SME. “Nessas oficinas, atingimos um grande número de profissionais para dar sequência à formação continuada do profissional que está atuando com as crianças deficientes. E para esses alunos que estão matriculados na rede buscamos oferecer um atendimento mais qualificado quando promovemos essas ações”, finalizou Samuca.
Por Renan Ferreira com fotos de Geraldo Gonçalves