Primeira turma conta com 22 alunos do 8º e do 9º Ano do Fundamental, que estão sendo capacitados na Escola Municipal Wandir de Carvalho

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da seção de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em parceria com a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), vem promovendo neste segundo semestre o curso de Assistente Administrativo aos alunos do 4º ciclo (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) da EJA da Escola Municipal Wandir de Carvalho, no bairro Siderlândia.

De acordo com a coordenadora da EJA em Volta Redonda, Edilene Mara, o curso capacita os alunos para auxiliar nas atividades relativas ao funcionamento de uma empresa. “Os alunos aprendem, por exemplo, a colaborar na organização de serviços administrativos como finanças logísticas e atendimento ao público em geral. É um investimento do governo municipal na qualificação profissional dessas pessoas”.

Essa primeira turma do curso é composta por 22 alunos, e as aulas acontecem na própria unidade escolar para favorecer a frequência e permanência no curso. As aulas iniciaram no dia 12 agosto e irão até 18 de novembro.

Daiane Gomes de Oliveira é uma das alunas beneficiadas e disse que iniciou o curso por considerar uma área interessante e queria conhecer mais sobre a profissão. “A minha expectativa era conseguir uma oportunidade de jovem aprendiz em uma área melhor. E estou achando o curso maravilhoso, o professor é muito paciente, atencioso. E a gente pode conseguir empregos em vários lugares”.

Outra aluna, Kesley Victoria Lourenço da Silva, afirmou que espera que o curso a ajude em sua evolução, tanto profissional quanto pessoal. “E as minhas expectativas pelo curso são que eles me façam aprender e entender mais sobre essa área. E esse curso pode agregar na minha vida, me ajudando com o trabalho, com a entrevista de emprego, com o currículo”, explicou.

O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, ressaltou a importância de promover a capacitação para alunos da EJA, que, em sua maioria, estão retomando os estudos.

“Além de conseguirem completar a educação fundamental por meio da EJA, esses alunos têm a oportunidade de se qualificarem para o mercado de trabalho. Nós, como Poder Público, podemos oportunizar isso, e temos certeza que vai agregar muito à vida de cada um”, afirmou o secretário.

Foto de divulgação.
Secom/PMVR