Conferência de Cultura Nerd atrai cerca de nove mil pessoas neste domingo em Volta Redonda
Maior evento do segmento no Sul Fluminense contou com a presença do prefeito Samuca Silva para abertura de uma das atrações
Cerca de nove mil pessoas circularam neste domingo, dia 18, pelas atrações da terceira edição da VRCon 2018 – maior conferência de cultura nerd da Região Sul Fluminense.
O evento, que está entre os dez maiores do país, reúne fãs de anime, quadrinhos e cinema. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a conferência é organizada pela Akai (Associação de Cultura Nerd) no Centro Cultural da Fundação CSN, na Vila Santa Cecília.
A abertura da exposição “80 anos do Superman” contou com a presença do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.
“É um orgulho participar de boas ações como essa que atrai jovens felizes de todos os cantos do país. Parabenizo os organizadores do evento e coloco à disposição toda estrutura da prefeitura para que a VRCon se torne o primeiro do país do segmento. Vamos continuar apoiando”, afirmou Samuca.
Ele continuou dizendo que é preciso garantir lazer e entretenimento para a população e o apoio à cultura nerd atinge aos “jovens” de todas as idades.
“Ressalto também que eventos como esse ajudam a fomentar o turismo cultural em nossa cidade que é um dos focos de minha gestão”, lembrou.
A exposição “80 anos do Superman” contou ainda com uma performance ao vivo do quadrinista internacional Rodney Buchemi. Ele, que já trabalhou na Marvel com seu fundador Stan Lee, na DC Comics e hoje atua na Dynamit, desenhou o superman durante a abertura da mostra numa das paredes da galeria.
“É sempre bom participar de eventos como esse. A proximidade e a integração com o público, principalmente os jovens, que admiram o meu trabalho é gratificante”.
E esse público era formado por pessoas como João Lorran, de 22 anos, ou melhor Peter Parker – o Homem Aranha, personagem que encarnou para a VRCon neste domingo.
“Participo de todas as feiras. Adoro esses eventos que unem cosplayers, dubladores, artistas, batalhas de games e outras atrações”, afirmou.
Cauê Deodato, de 15 anos, acompanha o amigo Homem Aranha nos eventos e hoje estava de uma anime de vôlei. “O que importa é a criatividade”, disse, se destacando entre a horda de personagens que lembravam a ‘organização criminosa’ do anime – desenho japonês Akatsuki.
A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, lembrou que o VRCon já faz parte do calendário de eventos culturais de Volta Redonda.
“A cultura nerd tem público fiel e ainda há carência por eventos neste tipo na região. Volta Redonda, como já determinou o prefeito Samuca, faz sua parte apoiando a VRCon e realizando, anualmente, o Anime FestFun”, falou.
O presidente da Akai e organizador do evento, Maycon Fagundes, agradeceu o apoio da prefeitura e o espaço aberto pela terceira vez pela Fundação CSN e disse que espera proporcionar novidades no próximo ano.
“Queremos criar aqui, durante o evento, uma sala para que artistas locais mostrem seus trabalhos”. É muito bom ouvir do prefeito Samuca, essas palavras de incentivo e apoio. Obrigado”, contou.
A programação do evento que foi até às 18h contou com HallyuContest (concurso de K-pop); Painel Star Wars; Painel StrangerThings; Painel Stan Lee;
Concurso Cosplay; Painel Vingadores, além de shows musicais.
Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves