Centro de Artes e Esportes Unificados é inaugurado
Praça CEU está com inscrições para oficinas gratuitas de corte de cabelo, percussão, excel, teatro, entre outras atividades
A Prefeitura de Volta Redonda inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 18, o Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), no bairro Vila Rica. O evento começou com apresentações da Banda Municipal, de crianças que praticam aulas de Jazz no Ginásio do bairro Vila Rica, e de integrantes da ONG Arte de Todo Lugar, que trabalha com crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais. Também estiveram presentes outras autoridades e representantes de instituições do município.
“Gostaria de parabenizar o governo e a sociedade que está recebendo essa joia, que é composta da assistência social, através do Cras, pacote de cultura, a parte educacional e a esportiva. Foi longa a jornada, mas vocês conseguiram concluir”, Vania Rabelo, representante do Ministério da Cultura.
O centro integra programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, agradeceu o empenho de todos.
“A Praça CEU tem um formato que vai de encontro ao formato da gestão do governo do prefeito Samuca Silva. É um formato de gestão compartilhada. Durante todo o processo, desde a construção, do planejamento das atividades, a sociedade civil, a associação de moradores e a comunidade estiveram ao lado da gestão pública, pensando em cada atividade, como ocupar esse espaço”, explicou Aline.
Estrutura agradou a população do bairro
O CEU de Volta Redonda é o 184º a ser inaugurado no Brasil e o sétimo no estado do Rio de Janeiro. Localizada na Rua 19, nº 135, a unidade ocupa uma área de 700 m² e o prédio multiuso tem cinco pavimentos: praça coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; salas de aula; salas de oficina; telecentro; sala de reunião, biblioteca; cineteatro/auditório com 48 lugares e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
A dona de casa Tânia Maria Carvalho dos Santos mora em frente à Praça CEU e se mostrou contente com a inauguração do empreendimento. “Moro nessa rua há 18 anos. Tem um Cras aqui próximo, cheguei a fazer aula de dança de salão lá. Agora, vou fazer dança aqui. Meus netos e sobrinhos já estão fazendo teatro e aula de informática. Vai ser uma maravilha, muito bom”, comentou Tânia.
A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos. O presidente da Associação de Moradores do Vila Rica, Milton Pereira, comentou que o projeto vai beneficiar o bairro e regiões próximas.
“Esse espaço faz com que as pessoas cresçam, tenham mais oportunidades, principalmente aquelas que estão ociosas, sem expectativa. É um projeto excelente e esperamos que o governo faça mais como esse. Vamos nos esforçar ao máximo para contribuir para que isso aqui cresça mais ainda”, afirmou Milton.
A solenidade teve a participação do prefeito Samuca Silva, que estava acompanhado de secretários, diretores e presidentes de autarquias e órgãos municipais. “Esse espaço é a prova que esse governo pensa no povo, que é quem mais precisa. Reativamos projetos e aparelhos públicos e entregamos para a sociedade democraticamente. Tem que abrir para funcionar, para as pessoas se sentirem valorizadas”, afirmou Samuca Silva.
A Praça CEU vai promover oficinas gratuitas, como corte de cabelo, designer de sobrancelhas e Excel (software de planilhas). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Cras Vila Rica e na Praça CEU. As vagas são limitadas. Mais informações pelos telefones 3339-4255 e 3339-4207. Confira a programação completa das oficinas:
Corte de cabelo
Segundas-feiras - turmas das 9h às 11h e das 14h às 16h
Designer de sobrancelhas
Terças e quintas-feiras - turmas das 9h às 11h e das 14h às 16h
Excel
Quartas e quintas-feiras - turmas das 9h às 11h e das 14h às 16h
Percussão
Quartas e quintas-feiras - turmas de manhã e de tarde
Teatro
Quartas-feiras - turmas das 10h às 11h e das 14h às 15h
Dança de ritmos
Segundas-feiras - turma das 16h às 18h
Jogos intelectivos
Terças e quintas-feiras - turmas das 10h às 11h e das 15h às 17h
Artesanato
Terças-feiras - turma das 14h às 17h
Alongamento com ritmos
Toda sexta - turma das 7h30 às 10h
Informações: (24)
Por Raphael Martiniano e Renan Ferreira, fotos de Evandro Freitas