Vinte grupos se apresentam na Ilha São João; encontro faz parte do calendário do município e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura

No sábado, dia 11, Volta Redonda será palco para o tradicional Encontro de Folia de Reis promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Neste ano, 20 grupos participam do encontro que acontece das 10h às 22h, na Ilha São João, com entrada gratuita. O enredo da festa popular presta uma homenagem aos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – que foram a Belém para visitar o menino Jesus após seu nascimento.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, o encontro faz parte do calendário cultural de Volta Redonda, sendo realizado na semana comemorativa ao Dia de Reis, em 6 de janeiro.

“É o encontro mais tradicional de Folias de Reis do Sul do estado, realizando anualmente este evento em respeito à tradição da cultura popular. Os grupos participantes recebem uma premiação que é feita por meio de chamamento público. Convidamos toda a população de Volta Redonda para comparecer e prestigiar as nossas folias”, disse o secretário.

Os cortejos são formados por músicos, cantores e palhaços que percorrem as ruas rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, com muita fé. Os destaques dos grupos de Folia de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras assustadoras, que representam os reis magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.

Confira os grupos de Folias de Reis 2025

Jornada da Paz;
Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente;
Jornada Sagrada Estrela do Oriente;
Jornada Estrela Guia;
Jornada Cristo Vive;
Jornada Estrela Sagrada;
Jornada Sagrado Coração de Maria;
Jornada Lua Nova;
Jornada Estrela Nova Geração;
Jornada Estrela Sagrada do Retiro;
Jornada Estrela de Ouro;
Jornada de Reis Estrela Moderna;
Jornada Estrela Guia do Oriente;
Jornada Sagrada Família de VR;
Jornada Divina Estrela;
Jornada Jesus José e Maria;
Jornada Estrela de Belém;
Jornada Estrela Maior;
Jornada Leão de Judá;
Jornada Sagrado Coração de Maria.

Foto de arquivo – Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It