Projeto do município incentiva a leitura, promove a doação e a de troca de livros, além de levar atividades culturais gratuitas aos bairros
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda divulgou a programação da “Biblioteca Sobre Rodas” neste mês de abril. Com roteiro incluindo seis locais diferentes espalhando histórias pelos bairros, o projeto funciona com auxílio de uma van adaptada com o objetivo de incentivar a leitura, além de promover doação e troca de livros.
“Será a oportunidade de a população de mais regiões da cidade terem acesso a esse programa que já é sucesso, reunindo muita contação de histórias, troca de livros gratuitas, atividades culturais e muita imaginação pra todas as idades”, explicou o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza.
O primeiro espaço a receber a van da “Biblioteca Sobre Rodas” será o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Água Limpa, nesta quarta-feira (9), a partir das 9h30. No dia seguinte (10/4) será a vez da Escola Municipal Eng. Sergio de Andrade Rocha, no bairro Candelária, receber a “Biblioteca Sobre Rodas”, às 14h. Ainda no mesmo bairro, a van chega ao Cras Candelária no dia 11/4 (sexta-feira) a partir das 9h30.
Na próxima semana o projeto vai até o Abrigo Municipal Seu Nadim, no bairro Nossa Senhora das Graças, no dia 15/4 (terça-feira), às 14h30. No dia 25/4 (sexta-feira), a “Biblioteca Sobre Rodas” visita o Cras Siderlândia, a partir das 14h. E a programação de abril finaliza com a van do projeto chegando à Creche Municipal Amor Perfeito, no bairro Vila Americana, iniciando atividades a partir das 14h30.
Projeto
A “Biblioteca Sobre Rodas” foi lançada em abril de 2024 com o objetivo de incentivar a leitura por meio da doação e troca de livros. No ano passado, quase dez mil pessoas foram impactadas pela iniciativa, que também promove atividades culturais como contação de histórias e teatro.
Desde o lançamento, o projeto esteve em cerca de 50 locais entre escolas municipais, unidades de Cras, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), praças, eventos e ainda no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). O acervo conta com títulos voltados para crianças, jovens e adultos, com destaque para autores nacionais.
Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.