Propostas aprovadas no encontro serão levadas para a Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 22 e 23 em agosto
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Ação Comunitária, e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram na tarde desta sexta-feira, 12, na sede do Centro de Referência e Assistência Social( Cras) Professor Otoni Cândido, do bairro Monte Castelo, a Pré Conferência de Assistência Social, que contou com a presença de representantes da comunidade, trabalhadores sociais e entidades diversas.
Na abertura, a presidente do Conselho Municipal, Thais Alexandrino, justificou a realização das pré conferências nos bairros. “A importância destes eventos é discutir e assim contribuir para o avanço das políticas de assistência social no município. São atividades preparatórias com o objetivo de nivelar conhecimentos, fazer debates e palestras, e mobilizar para a participação social” frisou. As propostas aprovadas servirão de subsídios ao debate na Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 22 e 23 de agosto no Centro Universitário Geraldo Di Biase, a UGB do Aterrado.
O secretário de ação comunitária, Marcus Vinicius Convençal, destacou a importância das pré conferências como subsídios para a Conferência Social que está programada para o mês seguinte. “São esses espaços que fortalecem a participação social e precisa ser compreendido como um debate em torno das políticas públicas para conhecer as demandas da população de Volta Redonda, sendo necessário trabalhar o tema para aprimorar e qualificar ainda mais essas propostas”, comentou.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, comentou sobre a política municipal de assistência social. “O poder público tem que incentivar este debate para desenvolver propostas concretas que serão apresentadas e vão fortalecer as políticas públicas, junto aos governos estadual e federal, a partir do município. Direitos sociais, assistência social são conquistas da população e não podem ser tratados como gestos de caridade. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social”, enfatizou.
O tema central da Conferência Municipal de assistência Social em agosto será Política de Assistência Social como direito do povo, com financiamento público e participação popular. A Pré Conferência desta sexta-feira, teve a participação do psicólogo Caio Oliveira (Cras do Rústico); das assistentes sociais, Patrícia Ferraz (Cras São Carlos), Maiara Marcelino (Cras Monte Castelo) e Thayse Damascento (psicóloga da Smac).
As Pré Conferências já aconteceram nos Cras dos bairros Dom Bosco e Água Limpa. As próximas programadas serão nos Centros de Referência e Assistência Social da Vila Brasília (18), Rústico (23) e Retiro (25).
Participantes comentaram o debate na comunidade. “A comunidade tem que conhecer os programas sociais, os seus direitos, para poder interagir e apresentar as suas reivindicações”, disse o professor Maurilio Luciano, 60.
A coordenadora do grupo de convivência de Melhor Idade, Cirlene Cecilia Gonçalves, viúva, 66 anos, disse que o momento é oportuno. “Em vez de ficar em casa, sozinha, o que é perigoso para a nossa saúde, a gente vem participar e sugerir. Temos muita experiência de vida para contribuir”, afirmou.
Juliana Cristina, 34, moradora, concluiu. “Gosto muito de participar de todos os eventos públicos no Cras”.