Centro Pop realiza abordagens à população de rua de Volta Redonda
No fim de semana prolongado, que começou na última quinta, dia 15, pela Proclamação da República, mais de 50 pessoas passaram pelo local
A Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda, por meio do Centro Pop, realiza abordagens periódicas à população de rua de Volta Redonda. As ações têm como objetivo apresentar os trabalhos e a rede de assistência para esse público. E quem já passou pelo Centro Pop, elogia o trabalho da equipe. Segundo André, de 39 anos, o serviço colabora com quem está na rua.
“Vim de Barra do Piraí, peguei carona e andei. A equipe me abordou em uma praça do bairro Aterrado e eu aceitei vir ao menos para tomar um café e um banho. Não pretendo voltar para casa. Já passei pela cidade antes e sempre achei muito bom o serviço e usei novamente essa semana”, disse.
No fim de semana prolongado, que começou na última quinta-feira, dia 15, por conta do feriado pela Proclamação da República, mais de 50 usuários passaram pelo Centro Pop. Além do trabalho diário que é realizado pelos assistentes sociais e equipe, existe uma extensão de serviços que oferece aos sábados e nos feriados atendimento à pessoa em situação de rua.
De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, a rede de atendimento de Volta Redonda colabora com a promoção da pessoa em situação de rua.
“A abordagem é feita diariamente com o intuito de encaminhar essas pessoas para os nossos serviços. O Centro Pop é a porta de entrada na política de assistência na cidade, por isso, a importância do trabalho ser feito de forma continuada, porém encontramos muita resistência dessa população em situação de rua”, contou.
A prefeitura de Volta Redonda conta com uma rede de serviços para essa população. O Centro Pop, o Quarto de Passagem e o Abrigo Municipal Seu Nadim. Para uma mulher que não quis se identificar o Centro Pop colaborou para que ela voltasse para casa.
“Fui para São Paulo, eu sou de Alagoas. Não deu certo o que eu ia fazer lá e passei por Volta Redonda e um morador me indicou procurar o local, pois eles poderiam me ajudar com a passagem. Agora estou indo para o Rio de Janeiro com meu filho”, disse a mulher que está grávida.
Esse é mais um dos serviços veiculado ao Centro Pop que avalia e encaminha para o SAM (Serviço de Atendimento ao Migrante), que fica na rodoviária.
O prefeito Samuca Silva, destacou toda a dedicação da equipe da SMAC em promover essa população.
“Além de todos os serviços de acolhimento que Centro Pop oferece diariamente tem esse outro serviço ao migrante que é de grande importância. É fornecida a passagem para pessoa em situação de rua que queira voltar para sua cidade natal ou queira ir para outro município. A passagem só é liberada com autorização após a avaliação da equipe especializada do Centro Pop”, contou.
Por Maria Clara Sales com foto divulgação