Idosos dos Grupos de Convivência da SMAC participam da Viagem da Melhor Idade

Quase 300 assistidos pela secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda passearam no Rio de Janeiro na segunda e na quarta-feira, dias 10 e 12

 

A programação da Viagem da Melhor Idade de Volta Redonda entra na reta final. A semana foi marcada pela participação dos idosos dos Grupos de Convivência da secretaria municipal de Ação Comunitária (SMAC), que viajaram na segunda e nesta quarta-feira, dias 10 e 12. O roteiro, que inclui passeio no Cristo Redentor, AquaRio Porto Maravilha, Boulevard Olímpico e visita externa ao Museu do Amanhã, foi escolhido por 275 idosos.

 

Para Sandra Perez Menezes, do grupo Alegria de Viver, do Bairro Mariana Torres, a experiência de conhecer o Cristo Redentor será única em sua vida. “Participo já tem um tempo do grupo e ele mudou minha vida. Eu me aposentei cedo e comecei a participar e a me envolver. Hoje vejo como mudou minha vida, e não sei quando teria a oportunidade de conhecer um monumento tão importante como o Cristo. Fico feliz que a prefeitura possa colaborar com a realização desse sonho”, contou.

 

Volta Redonda tem 63 Grupos de Convivência espalhados pelos bairros do município. Ao todo, 2.930 idosos são cadastrados pela SMAC nesses grupos, que desenvolvem atividades com o objetivo de prevenir o isolamento, promover a autonomia e assim aumentar a expectativa de vida. Para ingressar no programa, a pessoa deve ter 50 anos ou mais e procurar o CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) mais próximo da residência ou diretamente o coordenador de cada grupo.

 

A ansiedade tomou conta das aposentadas Sonia de Oliveira, do grupo Esperança do Amanhã, do Santa Rita do Zarur e Maria Aparecida Machado, do grupo Flor do Campo, do Roma I. “As minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu nem dormi direito de tão feliz com a oportunidade. Acho tudo de bom essas viagens”, contou Sonia.

 

“Estava com depressão antes de conhecer o Grupo de Convivência Flor do Campo. Ele me ajudou demais, hoje estou bem e é a primeira vez que vou ao Cristo, estou muito emocionada com toda a viagem”, disse Maria Aparecida.

 

O secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Marcus Vinícius Convençal, acompanhou o grupo que viajou nesta quarta-feira, dia 12, ao Rio de Janeiro, e destacou a importância tanto para o lazer quanto para a saúde desses idosos. “Estou muito feliz em acompanhar nossos grupos nesse momento de lazer e descontração, essa viagem é aguardada há muito tempo por eles e por nós, agradeço a Deus e ao prefeito Samuca que mesmo com toda dificuldade financeira, não deixou de olhar por aqueles que tantos fizeram por nosso município. Importante lembrar também, que as atividades dos grupos de convivência diminui problemas de saúde”, disse.

 

O prefeito Samuca Silva, lembrou que os passeios ao Rio de Janeiro começaram na segunda, dia 03, e vão até a quinta-feira, dia 13 de dezembro, beneficiando 1.018 idosos que participam de programas para Melhor Idade em Volta Redonda. Eles foram divididos em oito grupos para maior conforto e segurança durante a viagem. 

 

 “Os idosos desta primeira fase da Viagem da Melhor Idade escolheram o roteiro que incluía pontos turísticos do Rio de Janeiro. Já no início de 2019, iniciam as viagens os idosos que optaram por passar um dia em um hotel fazenda”, disse Samuca, ressaltando que o mais importante, independente do roteiro, é passar um dia fora da rotina.

 

O último grupo, levando idosos do programa Melhor Idade em Movimento, da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel) e da Academia da Vida Oscar Cardoso da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), parte da Ilha São João rumo ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, dia 13.

  

Por Renata Borges e Maria Clara Sales, com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR
Pin It