Trinta e seis alunos participaram das oficinas voltadas para o mundo do trabalho

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), promoveu a formatura de mais uma turma do Projeto Novos Horizontes. Na cerimônia, realizada na última sexta-feira, 11, no auditório da sede da Smas, 36 alunos receberam o certificado de participação nas oficinas voltadas para o mundo do trabalho.

Realizado através de uma parceria com o Governo Federal, por meio do Acessuas-Trabalho, o projeto beneficiou os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Retiro e Caieiras.

O Novos Horizontes é voltado para pessoas entre 14 e 64 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). As oficinas têm duas horas de duração, uma vez por semana, totalizando oito encontros por turma, durante três meses. O curso foi realizado através de uma parceria com a Microlins.

Entre os assuntos abordados estão: como se portar em uma entrevista de emprego, trabalho em equipe, autoestima, entre outros. Além das aulas teóricas, os participantes visitam faculdades, secretarias municipais e empresas privadas. Eles aprendem também a montar um currículo, são cadastrados no programa Jovem Aprendiz e no Cadastro Jovem – assim, caso haja uma vaga, eles têm prioridade.

A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, destacou que o objetivo do projeto é transformar a vida dos participantes. “Nós, da Assistência Social, nos preocupamos muito com todas as faixas etárias e, principalmente, com os jovens. Buscamos alternativas para que eles tenham acesso ao primeiro emprego, que eles tenham locais para trabalhar como jovem aprendiz e condições de receber e participar de entrevistas e concursos para ingressar no primeiro emprego. Esse projeto possibilita que eles tenham um novo olhar sobre as suas vidas e até mesmo como querem envelhecer”.

A gestora do Programa Municipal de Inclusão Produtiva e do Projeto Novos Horizontes, Marlene Mota, relata que tem muita satisfação em desenvolver esse projeto. “Fico muito feliz em ver tantos jovens interessados em participar dessa iniciativa em busca de conhecimentos. Acredito muito no potencial desses jovens e quero prepará-los para o enfrentamento na busca de uma profissão e para o mundo do trabalho, resgatando possibilidades de sonhar e de buscar novas perspectivas de vida”.

Roseni Rodrigues Chaves, mãe de um dos formandos, ressaltou a importância do curso para a vida profissional do seu filho Gustavo. “Quero parabenizar toda a equipe pelo excelente trabalho e tenho certeza de que esse curso, como o próprio nome diz, vai abrir horizontes para esses jovens. Essa capacitação vai estimular para que eles aproveitem as oportunidades que surgirem. Eu como mãe vejo como ele se transformou”.

Participaram da cerimônia de entrega dos certificados do Novos Horizontes a secretária Rosane Marques; a diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB) da Smas, Raquel Marques Coutinho; e a coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva, Marlene Mota.

Foto de divulgação – Secom/PMVR