Durante o evento, os participantes poderão conhecer o programa e os requisitos para participar da iniciativa

Na próxima segunda-feira, 21, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realizará um seminário sobre o ‘Família Guardiã’. O objetivo é de apresentar à população em geral como funciona o programa e os requisitos para participar. O evento acontece das 9h ao meio-dia no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado. A expectativa dos organizadores é que cerca de 350 pessoas participem da iniciativa.

Entre os palestrantes estão Raum Batista, da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Brasileira Terra dos Homens, que vai falar sobre o cuidado da criança e do adolescente na família extensa e o papel da rede de serviços no fortalecimento das famílias. Já a diretora social da Fundação Beatriz Gama (FBG), Ethiene Correia, vai apresentar aos participantes a estrutura do programa e seus fluxos. Para encerrar o evento, a coordenadora do Família Acolhedora, Daniele Cardeal, fará um panorama do Acolhimento Familiar em Volta Redonda, esclarecendo as diferenças entre esses programas.

Volta Redonda é a segunda cidade do estado do Rio de Janeiro – a primeira é a capital – a implantar o programa de Guarda Subsidiada, que dá apoio financeiro para famílias cuidarem de crianças e adolescentes. O ‘Família Guardiã’ foi instituído pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Fundação Beatriz Gama (FBG), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

O Programa propõe que a rede de apoio, seja a família extensa, ampliada ou afetiva (como avós, tios, entre outros), acolha essa criança ou adolescente que está afastada dos pais – e acolhida na FBG – para que ela não fique mais no abrigo ou com uma família que ela não conheça (nos casos de Família Acolhedora). A proposta é que esse acolhimento dure 12 meses, podendo ser estendido por mais 6 meses, até decidir se o jovem é reintegrado à família de origem ou se a guarda se torna permanente.

Essa articulação será implantada inicialmente somente entre os acolhidos que estão na FBG, com acompanhamento do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e da equipe da Família Acolhedora, para que essa família tenha a guarda provisória desse jovem, além de um subsídio, enquanto a família de origem também é acompanhada para uma futura reinserção.

Ethiene Correia ressalta que o programa é destinado àquelas crianças que estão acolhidas em instituições e abrigos.

“O ‘Família Guardiã’ é uma iniciativa importante do governo no sentido de fortalecer o cuidado da criança e do adolescente na família extensa, garantindo a convivência familiar dessas crianças e adolescentes que estão temporariamente afastadas por medida protetiva do convívio de suas famílias de origem. Essas famílias serão acompanhadas pelo judiciário e serviços da rede.”, explicou a diretora.

Foto de arquivo – Secom/PMVR