Novos equipamentos, que ficam situados na Avenida Faisão, deverão funcionar em 2025

A secretária municipal de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, e a diretora do Departamento de Proteção Especial (DPES) – da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) –, Mariana Pimenta, visitaram na última semana as obras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e do novo Centro de Referência à Assistência Social (Cras), que estão sendo construídos no bairro Roma. O objetivo da visita foi verificar o andamento da obra e o prazo para entrega dos novos equipamentos que ficam situados na Avenida Faisão.

O Cras está sendo construído com a técnica chamada de “Steel Frame”. O processo prevê mais agilidade de tempo na construção e durabilidade sem risco. A previsão é que o novo centro esteja funcionando em fevereiro de 2025. A unidade irá beneficiar mais de 2 mil famílias do Complexo Roma. Hoje o atendimento é realizado em um espaço menor, onde funcionava uma unidade de saúde. O bairro possui ainda um Centro de Convivência e um Centro Comunitário que funciona no condomínio Minha Casa, Minha Vida.

Já as obras do prédio do Ciapi, que terá sete pavimentos, deverão ser concluídas até o final do próximo ano. O serviço da secretaria de Assistência Social vai ampliar a rede de atendimento aos idosos. Nesta fase da obra estão sendo colocadas as vigas da estrutura metálica.

O Ciapi levará o nome Dona Munira Arbex Francisco, em homenagem à mãe do prefeito Antonio Franscisco Neto e do deputado estadual Munir Neto. O projeto – em torno de R$ 16 milhões em investimentos – vai oferecer neste espaço atenção integral ao idoso e apoio às famílias, semelhante ao que é ofertado no Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Alzheimer (único na América Latina).

A secretária Rosane Marques destacou que os novos equipamentos serão responsáveis por oferecer uma melhor condição de vida para quem mais precisa.

“As obras estão a todo vapor. Esperamos que em breve o Cras e o Ciapi possam atender toda a demanda do bairro Roma e de outros bairros da cidade. O Ciapi será uma novidade que vai abrigar vários serviços em um equipamento. Isso vai facilitar muito o atendimento ofertado e a eficácia do tratamento, principalmente com o nossos idosos”, ressaltou Rosane Marques.

Foto de divulgação
Secom/PMVR