Iniciativa visa inserir os idosos com a doença na sociedade e mostrar para toda a comunidade como esse mesmo público pode fazer a sua participação social

O Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer, da Prefeitura de Volta Redonda, realizou na última sexta-feira, 8, uma atividade conjunta com o Grupo de Convivência para Idosos do bairro Vila Brasília. Participaram da atividade aproximadamente 15 idosos do grupo de convivência e mais 25 do Centro de Alzheimer.

A iniciativa faz parte das ações do equipamento da Secretaria de Assistência Social (Smas), que busca sempre fomentar parcerias para inserir os idosos com Alzheimer no seu contexto social, e mostrar para toda a comunidade como esses mesmos idosos podem fazer a sua participação social, interagindo e sendo parte da sociedade.

Durante a ação foi realizada uma oficina interativa e integrativa, onde os participantes realizaram atividades em conjunto, estimulando a memória, as capacidades, a participação social e a interação entre os idosos com o comprometimento com Alzheimer e idosos sem esse comprometimento.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destaca a importância desses encontros. “É com muita alegria que vejo essa oficina interativa e é importante destacar que cada atividade realizada não é apenas um evento isolado, mas parte de um compromisso maior da nossa secretaria: fomentar a participação ativa, a interação e o bem-estar dos idosos, independentemente de suas condições de saúde. É um reforço aos laços de empatia e inclusão, tão necessários. Parabenizo as equipes do Cras, do Centro-Dia e a coordenadora Daniele Freire por essa iniciativa.”

Segundo a coordenadora Daniele Freire, o Centro de Alzheimer tem buscado promover essa relação entre os idosos da unidade e os demais segmentos da sociedade. “Esse é um objetivo de socialização e de inclusão social. A oficina interativa surgiu após uma roda de conversa do Centro de Alzheimer no bairro Vila Brasília, e o interesse do grupo em conhecer a unidade e tudo que é desenvolvido nela” ressaltou a coordenadora.

Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It