Cerimônia de encerramento do curso aconteceu no clube Comercial na tarde desta quinta-feira (5)

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), entregou 428 certificados de conclusão das oficinas de Inclusão Digital. A cerimônia de formatura aconteceu na tarde desta quinta-feira, 5, no Clube Comercial, e reuniu alunos e familiares. Os cursos são ofertados semestralmente e outros 410 alunos receberam o certificado em julho, totalizando 838 formandos no ano.

As aulas, coordenadas pelo Departamento de Atenção Social Básica (DPB) da Smas, são ministradas nos 32 Cras (Centros de Referência de Assistência Social), além dos dois Centros de Convivência e do Centro Comunitário do bairro Roma I, que possuem Telecentro. As oficinas são divididas em Informática Básica e Excel Intermediário e têm duração de cinco meses, com uma aula por semana.

As Oficinas de Inclusão Digital têm como principal objetivo promover o acesso à tecnologia computacional aos mais de 46 mil usuários atendidos nos Cras e Centros de Convivência existentes em Volta Redonda. “É uma oportunidade para que a população tenha contato com computadores e a internet, podendo transformar estes conhecimentos em bens culturais, sociais e emancipatórios”, disse a coordenadora de Inclusão Digital da Smas, Cláudia Villar, acrescentando que os Cras e o Telecentro estão de portas abertas para ajudar a quem quiser entrar no mundo da informática. “Além disso, os Cras oferecem outras oficinas profissionalizantes, também com turmas semestrais”, lembrou Cláudia.

A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, a Branca, parabenizou os formandos. “O conhecimento da informática é fundamental para inserção no mercado de trabalho nos dias de hoje. Fico feliz, porque estamos fazendo a diferença na vida de cada um de vocês. E é muito gratificante ver que as oficinas ofertadas nos Cras alcançam um público diversificado, atendendo desde as crianças até os idosos. Obrigada pela confiança de vocês no nosso trabalho”, falou, agradecendo ainda aos ex-secretários da Smas, a vereadora eleita Carla Duarte, e o deputado estadual Munir Neto, pelo trabalho que tornou a assistência social de Volta Redonda o que é hoje.

O professor Ricardo Murilo, assessor do deputado Munir, levou o abraço do deputado para os formandos. “Parabéns a todos, sigam aproveitando as oportunidades ofertadas nos Cras. Os cursos são de graça e podem mudar a vida de uma pessoa. E, no caso da informática, há duas vertentes: os mais novos vão usar na escola ou no trabalho, e os mais idosos vão poder usar a tecnologia para facilitar o dia a dia”, citou.

O prefeito Antonio Francisco Neto gravou um vídeo para parabenizar a todos que concluíram a oficina e aos familiares pelo apoio. “Obrigado por participarem desse projeto, são vocês que fazem o sucesso desse trabalho. E parabéns também para os profissionais envolvidos pela dedicação em fazer o melhor para a população. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!”, desejou Neto.

Também estavam na mesa que conduziu a cerimônia de formatura a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Smas, Raquel Marques Coutinho; a coordenadora do Cras Santa Cruz, Rafaela Moraes; o técnico de informática Júlio César Aquino; o instrutor de informática Kauan Gomes Faria, representando os profissionais que ministram as oficinas; e o instrutor Murilo Mendonça, que representou a Fundação Beatriz Gama (FBG). A aluna Elza, do Cras Jardim Cidade do Aço, discursou pelos formandos. Ela agradeceu aos instrutores pelo aprendizado e pelo carinho durante o curso e aos funcionários dos Cras pelo atendimento.

Os alunos Ana Beatriz Maia, do Cras Retiro, que não pode comparecer e enviou a filha Vitória para representá-la; Nicolas Leonardo Neves, do Centro Comunitário Roma; Clayvison Cayke Coelho Oliveira, do Cras Monte Castelo; Rafael de Souza Saldanha, do Cras Caieiras; e Eliana Viana Dias, do Cras Siderlândia, foram selecionados para receber os certificados das mãos das autoridades. Os demais pegaram o documento com os professores ao final da solenidade.

Próximas turmas

O planejamento da Secretaria Municipal de Assistência Social é iniciar as próximas turmas das oficinas de Inclusão Digital em 29 de janeiro de 2025. Os interessados devem procurar a unidade de Cras ou Centro de Convivência mais próxima de casa. Podem participar das aulas de Informática e Excel Intermediário pessoas a partir dos dez anos de idade.

Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It