Pessoas com 60 anos ou mais e com renda individual de até dois salários-mínimos, inscritas no CadÚnico, têm direito a pedir o documento
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), oferece, por meio do Cadastro Único (CadÚnico) diversos benefícios e serviços sociais aos cidadãos da cidade, especialmente para os idosos acima de 60 anos. Uma das principais ações disponíveis é a solicitação da Carteia da Pessoa Idosa, que dá direito a viagens interestaduais gratuitas.
“Os idosos com 60 anos ou mais, com a renda mensal individual de até dois salários-mínimos e que ainda não possuem a Carteirinha do Idoso, podem comparecer ao Cras mais próximo de casa ou à própria sede da Smas para fazer o Cadastro Único e pedir a carteirinha”, explica Jordana, entrevistadora social do CadÚnico.
Quem já está se beneficiando com a Carteirinha do Idoso é Regina Dalva, que participa do Grupo de Convivência do Cras do Açude. “Minha primeira viagem foi para Conselheiro Lafaiete. Fui lá para buscar meu netinho, porque ele mora lá com a mãe e a gente fica aqui morrendo de saudade. Só tenho ele como neto. Então eu fui, não só uma vez, foram várias vezes, visitar, buscar, levar. Amei minha viagem. Se precisar, estou indo de novo e viajo quantas vezes for preciso”.
Para obter essa carteirinha, o idoso deve ter seu Cadastro Único atualizado e dirigir-se ao Cras mais próximo de sua residência, ou à sede da Secretaria de Assistência Social – Rua Antônio Barreiros, 194, Nossa Senhora das Graças – levando os seguintes documentos originais: CPF e Carteira de Identidade.
“A Secretaria de Assistência Social está ofertando mais um caminho importante para a garantia dos direitos e melhoria do bem-estar dos idosos de Volta Redonda”, ressaltou a secretária municipal da Smas, Rosane Marques.
Foto de divulgação/Smas.
Secom/PMVR