Iniciativa foi implantada através de uma parceria entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal
Uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, através do Setor de Moradia Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e a Caixa Econômica Federal (CEF), possibilitou que os moradores do Condomínio Belmonte I, no bairro Siderlândia, ganhassem uma biblioteca, que ficará sediada no centro comunitário do condomínio.
Os livros foram doados pela Caixa Econômica Federal, que anunciou durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em setembro, a implantação de bibliotecas comunitárias em mais uma etapa do Novo Minha Casa, Minha Vida, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).
A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressalta que o objetivo é de fortalecer a política da habitação, tendo o apoio do trabalho socioassistencial que visa também ofertar às famílias o acesso a direitos e condições locais de lazer, estimulando a ampliação do conhecimento através do incentivo à leitura.
“Assim podemos despertar nessas famílias o interesse pela leitura, pois ela desenvolve a imaginação, a criatividade e a autonomia do sujeito. Tomar o hábito da leitura é fundamental para a nossa formação e compreensão do mundo", ressaltou a secretária.
A entrega simbólica dos livros ocorreu no último dia 13 na sala do Ministério das Cidades na Caixa Econômica Federal em Volta Redonda. A Smas foi representada pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Siderlândia, que realiza o serviço de acompanhamento social das famílias e o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O próximo passo será a realização de oficinas de literatura, que servirão de incentivo à leitura e formação de novos leitores entre crianças, adolescentes e adultos, envolvendo todas as famílias.
Esse é mais um projeto implantado nas unidades dos Conjuntos Habitacionais Minha Casa, Minha Vida do município, realizado pela Smas. Entre as iniciativas realizadas está o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que desenvolve dentro dos condomínios ações de empreendedorismo, educação ambiental, gestão condominial e patrimonial, além de mobilização comunitária.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.