Ação visa integrar serviços e promover acolhimento à população em situação de rua
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realizou nessa quinta-feira, dia 6, a primeira ação do Projeto Integrare de 2025, uma iniciativa voltada para a integração de serviços e secretarias com o objetivo de promover a identificação, o acolhimento e o atendimento à população em situação de rua.
Durante toda a manhã, equipes do Centro Pop, da Abordagem Social e do Departamento de Proteção Especial (DPES) estiveram na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, oferecendo um café da manhã para a população em situação de rua e realizando diversos serviços, como o encaminhamento para a segunda via de documentos, orientações sobre serviços socioassistenciais e muito mais.
A ação contou com a colaboração das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred). A SMS, por meio do programa Consultório na Rua (CnaR), levou o acolhimento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), além de realizar aferição de pressão arterial, testes rápidos e orientações. A Semapred também esteve presente com sua equipe, promovendo apoio psicológico e social.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou a importância do projeto para o acolhimento efetivo desse público.
“Criamos o Integrare para promover a integração entre as diversas secretarias municipais e proporcionar um atendimento integral à população em situação de rua. Ao reunir tantos serviços em um único local, conseguimos garantir um atendimento mais completo e humanizado”, afirmou.
A coordenadora do Serviço de Abordagem Social, Hosana Dias Cândido Lourenço, também ressaltou a importância da ação para a população em situação de rua.
“Esse tipo de atendimento é fundamental para promover a reintegração dessas pessoas à sociedade, oferecendo a elas a oportunidade de acessar serviços essenciais que, muitas vezes, não conhecem ou não têm acesso. Estamos aqui para ouvir, orientar e, acima de tudo, acolher”, comentou Hosana.
Foto de Cris Oliveira – Secom PMVR.