O objetivo foi alinhar fluxos de comunicação e encaminhamento de casos, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade
A equipe do Departamento de Proteção Social Básica (DPB), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda, reuniu-se com representantes dos Conselhos Tutelares 1 e 2 para fortalecer a parceria entre os órgãos e melhorar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. O encontro contou com a presença da diretora do DPB, Cristiane Alves, além de técnicos da Smas e dos Conselhos Tutelares.
O principal objetivo da reunião foi alinhar os fluxos de comunicação e encaminhamento de casos, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento. A padronização do envio de relatórios, a segurança na elaboração dos prontuários e a melhoria na tramitação de documentos de forma digital pela plataforma SEI também estiveram entre os temas debatidos.
A iniciativa foi bem recebida pelos representantes do Conselho Tutelar 1, como a coordenadora Lígia Penha, que destacou, durante a reunião, a importância desse alinhamento para melhorar a atuação conjunta e aproximar o Conselho da população. A diretora do DPB, Cristiane Alves, também reforçou a relevância dessa aproximação.
"Essa reunião foi essencial para aproximar ainda mais a Assistência Social e os Conselhos Tutelares. Trabalhando juntos, conseguimos fortalecer o cuidado com as famílias e prevenir situações de vulnerabilidade, garantindo um atendimento mais eficaz e humanizado", afirmou Cristiane.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, elogiou a iniciativa e destacou a importância da parceria entre os órgãos. "A integração entre os serviços públicos é uma marca da gestão do prefeito Neto. Trabalhamos para garantir que as famílias recebam o suporte necessário de forma rápida e eficiente. Esse alinhamento entre Assistência Social e Conselhos Tutelares é fundamental para fortalecer a rede de proteção e qualificar ainda mais o atendimento prestado à população", ressaltou, citando que os encontros ocorrerão a cada bimestre para manter o diálogo e aprimorar os fluxos de trabalho.
Participaram também da reunião os conselheiros tutelares Rodrigo Mendes, Márcia de Souza e Bruno Nicolau; a assessora técnica dos Conselhos, Marina Souza; os técnicos da Smas, Marcos Paulo Nicolau e Jomara Lage; e os assessores Jackeline Morelli, Jallana Lacerda e Marcone Urzedo.
Foto: Marcone Urzedo – Smas/PMVR.
Secom/PMVR