Iniciativa oferece novas vivências culturais e artísticas, ampliando oportunidades de desenvolvimento pessoal e social para jovens e adultos dos Cras
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realizou neste mês de abril mais uma ação de grande importância para a promoção cultural e social na cidade. Vinte usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Siderlândia, Rústico, Vila Rica e Roma – todos participantes das oficinas de dança e teatro – foram sorteados para vivenciar um passeio cultural ao Rio de Janeiro, um momento único de aprendizado e integração com a cultura carioca.
O grupo teve a oportunidade de conhecer alguns dos mais emblemáticos pontos culturais da capital fluminense. A visita incluiu o Boulevard Olímpico e o Museu do Amanhã, espaços de referência na cena cultural, além de uma experiência inesquecível no Armazém Utopia, onde assistiram ao espetáculo teatral "Morte e Vida Severina", uma das produções mais renomadas da Companhia Ensaio Aberto.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou o impacto positivo da ação e o seu potencial transformador na vida dos participantes. "O acesso à cultura é um direito de todos e uma ferramenta poderosa de transformação. Esse tipo de experiência amplia o olhar dos nossos jovens e fortalece sua autoestima, mostrando que eles podem sonhar e conquistar novos espaços. A arte toca, inspira e desperta possibilidades. Estamos muito felizes em proporcionar momentos tão especiais para eles", afirmou a secretária.
Iniciativa
O passeio cultural tem como objetivo ampliar o acesso à cultura, proporcionando novas experiências aos participantes e reforçando o papel da arte como ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento pessoal e social, impactando diretamente na construção de novas perspectivas e no fortalecimento da cidadania, essenciais para o crescimento integral dos jovens e adultos assistidos pelos Cras.
A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Volta Redonda em continuar promovendo ações de inclusão social e cultural, contribuindo para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e ampliando horizontes para aqueles que mais necessitam.
O passeio também integra as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), reafirmando o compromisso da gestão municipal em garantir à população oportunidades de formação integral, que vão além da assistência social, focando no empoderamento e na qualificação pessoal.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.