Projeto de inclusão e recomeço na vida de jovens infratores contempla 40 internos em aula inaugural

 

Nesta sexta-feira, dia 26, foi realizada a aula inaugural de Basquete 3x3 para 40 internos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) de Volta Redonda. A atividade faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e o Degase que visa levar atividades esportivas para os infratores do instituto que estão no regime semiaberto e que fazem parte do Programa de Abolição da Ideologia Faccional do Sistema Socioeducativo. Na última semana cinco internos da instituição foram conhecer o Parque Aquático, além do basquete a SMEL vai realizar mais atividades dentro do Degase e ações também na Arena Esportiva.

 

Para um dos internos de 14 anos e que está cumprindo a medida socioeducativa há quatro meses a oportunidade é ótima para um recomeço.

“Eu sempre adorei fazer basquete, gostava muito mais que jogar futebol. A aula foi muito legal. E estou aproveitando todas as oportunidade para começar de novo. Quando eu sair daqui pretendo estudar fazer uma faculdade, gostaria de fazer medicina. As aulas de basquete é um pequeno passo para coisas maiores”, disse.

 

As aulas no Degase de Basquete 3x3 serão realizada uma vez por semana para duas turmas de 20 alunos cada. A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, enfatizou a importância do esporte e do fomento ao exercício físico para os adolescentes internos.

“Sabemos que o esporte agrega valores e precisamos de realizar ações que motivem e ajudem no desenvolvimento do caráter sócio educativo, objetivos esses da parceria entre SMEL e o Degase. Queremos proporcionar uma chance de agregar valores alinhados a uma prática esportiva”, contou.

Segundo Klein Duarte, diretor técnico do Centro de Socioeducação Irmã Assuncion de La Gandara Ústara (Cense Volta Redonda) o esporte é uma das melhores formas de socialização que existe no comprimento da medida socioeducativa.

“É fundamental as parceiras na área de esporte para ressocialização dos adolescentes. A aula inaugural começa com adolescentes do Programa de Abolição Faccional no Sistema Socioeducativo que representa a contra partida do Degase ao enfrentamento das facções criminosas que nos últimos dez anos tem se apropriado dos adolescentes para o tráfico de drogas. A parceira Smel e Degase representa a cristalização desse objetivo de afastar os adolescentes que tem medida socioeducativa da ideologia de facção”, disse.

 

O prefeito Samuca Silva destacou que a SMEL vai realizar um ótimo trabalho junto a equipe do Degase na ressocialização desses jovens.

“Não tenho dúvidas que as aulas de basquete vão incentivar e motivar os internos. Todos merecem uma segunda oportunidade, mas temos que também dar meios para que esses jovens possam sair dessa situação. E o esporte é um aliado”, falou.

 

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – SecomVR
Pin It