Mais de mil pessoas participaram do evento, marcado pela presença do ex-atleta Robson Caetano
O evento ‘Transporte em Ação: Uma Corrida da Paz’ levou mais de mil pessoas à Arena Esportiva em Volta Redonda, neste domingo, dia 24. A ação foi uma realização do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest /Senat) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). A corrida também foi marcada pela presença do ex-atleta de atletismo, Robson Caetano, ganhador da medalha de bronze nos 200 metros rasos em Seul 1988 e também de bronze no revezamento 4x100 m, em Atlanta 1996. Ele veio à cidade para lançar o 1º Núcleo de Atletismo Robson Caetano - Unidade Volta Redonda.
“Gostaria de agradecer a parceria do Sest/Senat que, junto à prefeitura e à SMEL, realizou esse grande evento de incentivo ao esporte na cidade e na região. Agradeço também a presença do ex-atleta Robson Caetano que veio lançar em Volta Redonda de forma pioneira o Núcleo de Atletismo Robson Caetano. Estamos muito felizes e honrados em receber essa unidade de fomento ao esporte”, comemorou o prefeito Samuca Silva.
Foram disputadas duas modalidades de corrida (5 e 10km) e de caminhada (3km), além da categoria kids, na faixa etária de quatro a 13 anos. Para Ruan Braz, o primeiro colocado na categoria 5km masculina, a corrida foi muito bem organizada. “Foi sofrido o final, mas consegui me recuperar. Tem um ano e meio que estou praticando corrida e achei ótimo ter uma ação como essa na cidade. Como amador, acho legal que a prefeitura incentive a prática para os moradores não precisarem sair de Volta Redonda para competir”, disse o atleta.
Ao todo, 1140 pessoas participaram da corrida, sendo 380 para as corridas de 5km e 10 km e as outras 760 para a caminhada e corrida kids. Segundo a diretora do Sest/Senat, Beatriz Araújo, a Corrida da Paz, além de promover a saúde do trabalhador, também simboliza a união e a integração. “Queria agradecer essa parceria com a SMEL e a prefeitura na realização deste evento. Quando nós unimos forças, fazemos a diferença para toda a população”, contou.
Edilia Oliveira, primeira colocada na categoria de 10km, também destacou a organização da corrida. “Venho treinar três vezes na semana na Arena Esportiva e acho ótimo. Espero que tenham mais ações assim na cidade”, disse.
1º Núcleo de Atletismo Robson Caetano é lançado em Volta Redonda
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro (SEELJE), vai implementar no município o Primeiro Núcleo de Atletismo Robson Caetano. Essa é a primeira unidade do projeto a ser implantada no Brasil. O objetivo é formar grandes atletas e também incentivar a cidadania com uma dinâmica pedagógica, ética e criativa, visando as potencialidades e a expressão dos praticantes do atletismo. Serão beneficiadas crianças e adolescentes de seis a 17 anos. As aulas serão realizadas na Arena Esportiva.
“A parceria com o Estado do Rio de Janeiro é importante. Estamos somando forças para melhorar ainda mais o desenvolvimento do esporte no interior e ter toda a metodologia do projeto com o nome de um ex-atleta como o Robson Caetano é muito bom. O atletismo é uma modalidade esportiva que serve de base para todas as outras. É muito importante democratizar o desenvolvimento da modalidade na cidade que tem muito ainda para crescer”, explicou a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares.
O ex-atleta Robson Caetano deu a largada na Corrida da Paz e agradeceu o convite para participar do projeto em Volta Redonda. “Queria agradecer ao prefeito pelo convite de estar aqui para lançar o Núcleo de Atletismo. É um prazer e uma honra participar deste evento e principalmente fundar nosso projeto. Queria parabenizar também aos pais que vieram trazer seus filhos para participar da corrida kids. O atletismo tem que ser divertido. Deixo aqui meu agradecimento e carinho por ser tão bem recebido na cidade. Esperamos que o projeto seja um sucesso”, declarou.
As matrículas já estão abertas e as aulas acontecerão nos horários da manhã e da tarde. Os interessados devem procurar a sede da SMEL, que fica na Arena Esportiva, no bairro Voldac, portando uma foto 3x4, uma cópia da identidade ou certidão de nascimento, cópia do CPF (se tiver), cópia do comprovante de residência e declaração escolar (pode ser cópia também).