Festival de Ginástica Artística vai agitar Volta Redonda

Evento no Ginásio Poliesportivo do Santa Cruz será no dia 30 de novembro; inscrições vão até o próximo domingo, dia 25

 

Volta Redonda sedia no dia 30 de novembro o III Festival de Ginástica Artística do Ginásio Poliesportivo José Alves (Zinho), no bairro Santa Cruz. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 25, no ginásio ou pelos telefones (24) 3341-6001 ou whatsapps (24) 999448924 ou (24) 999849552. O festival incluirá apresentações individuais ou em grupo com atletas de toda região.

 

A expectativa da organização é receber 150 atletas na sexta-feira, dia 30, a partir das 19h30. Haverá apresentações de Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, e apresentações de dança que incluam movimentos da ginástica na coreografia. O evento vai reunir atletas a partir dos quatro anos de idade e todos os participantes vão receber medalha.

 

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, esse Festival de Ginástica Artística reúne alunos/atletas dos projetos PID (Projeto de Iniciação Desportiva) e CEM (Crescer em Movimento). “O PID e o CEM foram implementados pela Smel na gestão do prefeito Samuca Silva. O primeiro incentiva a iniciação e o treinamento esportivo e o segundo proporciona às crianças e adolescentes utiliza o esporte como instrumento para o desenvolvimento físico, cultural e social”, explicou.

 

O PID (Projeto de Iniciação Desportiva) e o CEM (Crescer em Movimento) atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. O objetivo do PID é identificar e desenvolver jovens talentos esportivos de Volta Redonda em diferentes modalidades esportivas: futsal, basquetebol, taekwondo, tênis, rugby, futebol, natação, ginástica artística, ginástica de trampolim, entre outras. O projeto está em 33 Núcleos de Esporte, Lazer e Fomento ao Exercício Físico e quem quiser participar pode procurar o núcleo mais próximo de casa.

 

O CEM (Crescer em Movimento) proporciona às crianças e adolescentes desenvolvimento físico, motor, cognitivo, cultural e social por meio do esporte, respeitando o aspecto cognitivo de cada faixa etária. O projeto está em 15 núcleos espalhados por Volta Redonda e inclui esportes coletivos e individuais, ginásticas, danças, lutas e capoeira.

 

Para o prefeito Samuca Silva, esses projetos promovem a formação cidadã por meio do esporte. A prática de esporte é a atividade ideal para o período que em que a criança ou o adolescente está fora da escola, além de promover desenvolvimento físico e vida saudável, o convívio social gera a tolerância com as diferenças.

 

“E a realização de eventos como o Festival de Ginástica incentiva cada vez mais crianças a participarem dos projetos”, acredita Samuca.

 

Por Renata Borges, com fotos de arquivo

Pin It