Encontros acontecerão a cada 30 dias para soluções dos problemas nas comunidades de Volta Redonda
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esteve ouvindo as reivindicações de 48 associações de moradores ligadas a FAM (Federação de Associações de Moradores). O encontro aconteceu nesta terça-feira, dia 16, no auditório da prefeitura. Além de responder às questões colocadas, o prefeito prestou contas do trabalho feito pelo governo municipal e encaminhou várias soluções. Mensalmente ele vai se reunir com as representações dos bairros.
Samuca citou que mesmo tendo herdado dívidas no valor de mais R$ 1 bilhão e 700 milhões, precatórios e indenizações para pagar, os pagamentos de fornecedores e dos servidores públicos. O prefeito confirmou ao presidente da Associação do Vila Brasília, Carlos Antonio de Souza, a construção da Upinha da Saúde no bairro. E destacou a meta de reformar 50 escolas, sendo que já alcançou 32 escolas reformadas.
Ele recebeu ainda reclamações de horários irregulares de ônibus, contra a dupla função de motoristas, e foi muito aplaudido quando afirmou. “Enquanto eu for prefeito, no meu mandato não haverá aumento de passagem dos ônibus”.
Samuca falou também da importância de manter esse canal de diálogo aberto com as lideranças comunitárias para ouvir e encaminhar soluções. “É bom termos este diálogo mensalmente porque este é um compromisso com a cidade. É com muita dedicação em manter este diálogo que conseguiremos resolver os problemas do município, porque esta é uma conversa técnica, sem nenhuma cor ou ideologia política. As associações apresentam as demandas e vamos encaminhar conjuntamente as soluções. Estamos aqui para resolver os problemas”, frisou Samuca no encontro.
A presidente da FAM, Fátima Martins, destacou que após esta primeira reunião com o prefeito Samuca, novos encontros com as associações acontecerão uma vez por mês. “Este é um momento de muita esperança. É muito importante este diálogo que estamos tendo com o Samuca, que é um bom prefeito e enfrenta também as dificuldades. Nós temos o interesse de trabalhar juntos. E com este bate papo, as associações estão interagindo e fazendo uma maior aproximação com o governo municipal”, disse.
A entidade apresentou duas propostas ao prefeito em que pede isenção no pagamento de impostos para as festas voluntárias das associações e a participação da Federação no Conselho Deliberativo do SAAE-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
Presidentes de associações comentaram o encontro. “Cada uma das associações falou ao prefeito das suas dificuldades pontuais no bairro, ele ouviu, respondeu, encaminhou soluções. Achei muito positivo o encontro”, disse Júlio Gil da Vila Americana.
Samuca participou da reunião junto com os secretários municipais, Rita Andrade (Educação), Toninho Oreste (Infraestrutura), Alfredo Peixoto (Saúde), Ronie Oliveira (Furban), Mauricio Batista (Transporte e Mobilidade Urbana), José Geraldo Santos (presidente do Saae), Enock Azevedo (Planejamento e Transparência e Modernização de Gestão), Maria Paula Tavares (Esporte e Lazer), ouviu pedidos de pequenas obras e também elogios a equipe de secretários pelo desempenho durante as fortes chuvas que caíram e criaram problemas sérios na cidade.
Cada presidente da entidade teve um canal aberto para agradecer ao prefeito, apresentar os seus pedidos de serviços e melhorias para os bairros. Estavam representadas as associações dos bairros 249, Açude (I, II, III, IV), Água Limpa, Candelária, Casa de Pedra, Dom Bosco, Eucaliptal, Jardim Amália, Jardim Belmonte, Padre Josimo, Jardim Ponte Alta, Vila Rica Tiradentes, Laranjal, Monte Castelo, Morada da Colina e Mirante do Vale, Niterói, Pedreira, Roma I, Santa Rita de Cássia, 60, Siderlândia, Sidervilhe, Vila Brasília, Vila Mury, Três Poços, Vista Bela, São Cristovão, Parque das Garças e outras.