Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Samuca Silva na manhã desta sexta-feira, dia 07; Ação é mais uma conquista do programa ‘Orgulho de Volta’
A cidade de Volta Redonda vai ganhar o primeiro Mercado de Orgânicos público do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito Samuca Silva assinou nesta sexta-feira, dia 07, a ordem de serviço para a construção do novo espaço, localizado na Praça da Chaminé, no bairro Aterrado. Ao todo, R$ 400 mil estão sendo investidos através de verba federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Essa foi a segunda entrega do programa ‘Orgulho de Volta’ para o Meio Ambiente em Volta Redonda.
“Fui um dos defensores incansáveis desse projeto, valorizando nossa cultura através dessa chaminé que é centenária, símbolo da industrialização da cidade. Fomos atrás do ministro para apoiar e viabilizar esse mercado tão importante para o produtor e a agricultura familiar. Nossa valorização começa a partir do momento em que 30% da alimentação da merenda escolar vem da agricultura familiar e orgânica”, explicou o prefeito Samuca Silva.
Segundo Daniel Custódio, representante da agricultura familiar e de orgânicos, esse mercado é de grande importância para os agricultores. “Hoje estamos ingerindo veneno e investir no orgânico vai contra essa cultura de consumo que vem comprometendo nossa saúde com o passar dos anos. Quero agradecer ao prefeito por essa iniciativa, que é importante para os agricultores, mas, principalmente, para a saúde da população”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro, enfatizou: “A cidade já possui um calendário de ações para produtos orgânicos e a criação deste espaço específico vai colaborar ainda mais, difundindo a importância da alimentação saudável e oferecendo um espaço adequado para os produtores”, falou.
Também na manhã desta sexta-feira, através do programa ‘Orgulho de Volta’, foi lançado o Programa de Arborização Urbana, em parceria com a CSN, na Praça Fernando Gomes de Oliveira, no bairro Volta grande. O local recebeu mudas de cássia rosa, aroeira, ipê branco e amarelo. Mais de oito mil mudas serão plantadas nos bairros Santo Agostinho, Aterrado, além da Rodovia dos Metalúrgicos, de mais de 50 espécies nativas da Mata Atlântica.
O secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, destacou a importância de se investir em alimentos orgânicos. “Nós podemos mudar a realidade do planeta, mudando a forma em que consumimos. O futuro é investir neste segmento e ações sustentáveis que visem melhorar e diminuir os impactos ambientais. Hoje começamos mais uma importante etapa no Plano de Arborização da cidade e, agora, estamos investindo também no consumo consciente com esse espaço”, finalizou.