Certeza de incentivos fiscais do Estado do Rio vai atrair empresas do setor que devem gerar quatro mil empregos no município

 

A implantação do Polo Metalmecânico está mais próxima da realidade com a publicação, nesta quinta-feira, dia 30, da Lei nº 8960 que garante incentivos fiscais para empresas do setor instaladas no Estado do Rio de Janeiro. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, celebrou a sanção do projeto. A “Lei do Aço”, de autoria do deputado estadual Gustavo Tutuca, favorece as sete empresas beneficiadoras do produto que estão com protocolos de intenção assinados para se instalarem no município. A expectativa da prefeitura é a geração de quatro mil empregos diretos.

 

A lei prevê regime diferenciado de tributações para indústrias do setor metalmecânico, igualando às condições tributárias do setor com estados concorrentes, como Minas Gerais e São Paulo, o que torna o Rio de Janeiro vantajoso para o beneficiamento do aço. O objetivo é atrair empresas que já comercializam com indústrias locais, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), sabendo que essa proximidade gera diminuição nos custos da produção.

 

O prefeito Samuca Silva afirma que a publicação da “Lei do Aço” veio em momento oportuno e será fundamental para a retomada do crescimento econômico do município, abalado pela pandemia da Covid-19. “A chegada de sete empresas e a geração de quatro mil empregos vai movimentar a economia de Volta Redonda como um todo”, acredita Samuca, ressaltando que o setor imobiliário, o de prestação de serviços e o comércio em geral serão os primeiros beneficiados, podendo abrir até dez mil novas vagas no mercado de trabalho.

 

Samuca lembrou ainda que o projeto para a implantação do Polo Metalmecânico em Volta Redonda começou a ser idealizado em 2017, em uma reunião entre a prefeitura e a Companhia Siderúrgica Nacional, e a lei que assegura os incentivos fiscais para as empresas se instalarem no estado é a garantia que faltava para sua concretização.

 

“Com o Polo Metalmecânico, Volta Redonda retoma sua vocação de Cidade do Aço. O aço que hoje sai bruto para indústrias de outros estados será utilizado aqui, onde se desenvolverá uma cadeia produtiva completa, tornando a região mais competitiva no setor. Todo Sul Fluminense será beneficiado”, disse o prefeito.

 

O Polo Metalmecânico será implantado no bairro Roma, com fácil acesso a uma das principais rodovias federais do país, a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). A área possui terrenos de com três a 20 mil metros quadrados.

 

Secom/VR com fotos de arquivo
Pin It