Samuca participa de cerimônia de posse da nova comandante do 28º BPM

Na próxima quarta-feira, dia 23, a coronel Luciana Rodrigues de Oliveira participa de reunião sobre segurança pública na prefeitura

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou da cerimônia de posse da nova comandante do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar) na manhã desta segunda-feira, dia 21. A troca de comando entre o coronel Júlio Cesar Veras Vieira, representado pelo major Anderson Araújo da Silva, que respondeu interinamente pelo batalhão nos últimos dias, e a coronel Luciana Rodrigues de Oliveira foi conduzida pelo comandante do 5ª CPA (Comando de Policiamento de Área).

 

O evento contou ainda com a presença dos prefeitos de Rio Claro, José Osmar, e Barra Manda, Rodrigo Drable, municípios assistidos pelo mesmo batalhão, além de representantes de outras forças de segurança como a Guarda Municipal e a Polícia Civil, do Conselho Municipal de Segurança de Volta Redonda e do Poder Judiciário.

 

O prefeito Samuca Silva, acredita que a nova gestão do 28º BPM, assim como aconteceu na 93ª Delegacia de Polícia Civil, comandada hoje pelo delegado titular Franquis Dias Nepomuceno, deve facilitar a interlocução entre as forças de segurança no município.

 

“Garantir a segurança da população é responsabilidade de todos. A estrutura da prefeitura está à disposição das forças do estado”, disse Samuca, citando o projeto Cerca Inteligente, que será desenvolvido neste ano pela UFF (Universidade Federal Fluminense) em parceria com a EPD (Empresa de Processamento de Dados), e prevê o vídeomonitoramento de todas as entradas e saídas, além das principais vias, de Volta Redonda.   

 

Samuca confirmou ainda uma reunião entre as forças de segurança que atuam no município na manhã da próxima quarta-feira, dia 23. Foram convidados a comandante do 28º BPM, Luciana Rodrigues, o delegado Titular da 93ª DP, Franquis Nepomuceno, além de representantes do 5º CPA, da 5ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública) e outros.  

 

“O encontro vai debater políticas de segurança pública para a cidade. Quero unir as forças de segurança e colocar a prefeitura de Volta Redonda à disposição dos órgãos para colaborar no que for preciso. Mesmo sabendo que a competência sobre a segurança pública é do Governo do Estado, a prefeitura deve ajudar”, afirmou o prefeito.

 

Na última semana, por exemplo, por determinação de Samuca, todos os guardas municipais, que fazem serviços administrativos, passassem a atuar em patrulhas ostensivas na cidade. A prefeitura ainda irá pagar RAS (Regime Adicional de Serviço) para os guardas municipais, buscando ter mais agentes nas ruas.

 

A comandante do 28º BPM, coronel Luciana Rodrigues, que já atuou na região no 5º Comando de Policiamento de Área, disse que é uma honra estar à frente deste batalhão e retornar ao interior. “Sinto uma cumplicidade entre os policiais e a comunidade. Isso é importante para a eficácia do trabalho”, disse durante a cerimônia de posse.

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas

Pin It