Instituto divulgou nota oficial na manhã desta quinta-feira (17) após reunião com deputado estadual Munir Neto e secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 17, uma nota oficial sobre o vendaval e a forte chuva que atingiram Volta Redonda na tarde de quarta-feira (16), espalhando poeira pelo município. O posicionamento do Inea veio após uma reunião do deputado estadual Munir Neto e do secretário municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda, Anderson Silva, com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, realizada na tarde de quarta-feira, a pedido do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto.

Durante o encontro, Munir e Anderson cobraram do Inea agilidade na questão da fiscalização da poluição da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda.

Confira abaixo a nota divulgada pelo Instituto Estadual do Ambiente:

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que acompanha, junto à Prefeitura Municipal e à CSN, a condição do ar em Volta Redonda desde ontem (16/10). Uma equipe de fiscalização esteve no local e o Inea adotará as medidas necessárias e cabíveis à situação.

Desde agosto deste ano, seguindo as regras do Decreto Estadual Nº 48.668, o Inea acompanha a qualidade do ar da cidade, por meio do Programa Estadual de Monitoramento de Partículas Sedimentáveis, conhecido como "pó preto". Cada ciclo de coleta de amostras dura 30 dias, e as análises são feitas em parceria com o laboratório de Química Atmosférica da PUC-Rio.