Iniciando seu sexto mandato à frente do governo municipal, prefeito destacou conquistas nos últimos anos e falou sobre melhorias durante encontro com gestores que permaneceram e novos que chegaram
O prefeito Antonio Francisco Neto reuniu na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Prefeitura de Volta Redonda, secretários e gestores municipais para a primeira reunião de planejamento de 2025, ano que inicia seu sexto mandato como chefe do Executivo Municipal. Além de falar sobre importantes conquistas ao longo de 2024, Neto aproveitou para apresentar oficialmente os novos integrantes do governo.
“Estamos no nosso sexto mandato e temos tudo para fazer um mandado ainda melhor”, destacou Neto, que estava ao lado do vice Sebastião Faria e do deputado estadual Munir Neto na mesa.
“É uma honra muito grande participar desse momento, onde tivemos uma ideia dos novos projetos e ações que a administração municipal está preparando para esse novo mandato. Colocamos nosso mandato à disposição de todos os secretários, para ajudar no que for preciso e fazer a cidade avançar cada vez mais em 2025”, frisou o deputado Munir Neto.
Um dos primeiros assuntos abordados pelo prefeito foi a parte de finanças, mostrando a evolução da arrecadação municipal, as ações desenvolvidas para melhorar os valores que são revertidos para investimentos em melhorias para a cidade, além das previsões para o ano que se inicia, incluindo modificações a serem realizadas pelo governo municipal.
O desempenho em outras áreas também foi tratado no encontro. “Temos hoje uma segurança que está virando uma referência e nós acreditamos muito no investimento que pretendemos fazer, vamos conseguir melhorar muito. A Educação também, que vai ser uma referência”, disse Neto.
Saúde
A saúde pública no município foi elogiada pelo prefeito, que aproveitou para citar investimentos realizados, os que estão em andamento e outros que estão por vir. Neto lembrou que a obra de construção do Hospital dos Olhos, que está sendo erguido na Ilha São João, está bem adiantada; citou as obras no Retiro, que envolvem a atual construção do Hospital da Criança e a reforma do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful.
“Em breve a Saúde também vai passar a marcar consultas nas unidades básicas pela internet. Ninguém vai precisar mais acordar de madrugada para marcar uma consulta. Isso faz parte daquilo que nós queremos, que é a modernização. Vai ser uma conquista grande”, afirmou Neto.
Outro anúncio em relação à saúde foi o novo programa pioneiro de rastreamento que será implementado no município para prevenção ao câncer de pulmão. O novo programa contará com participação do vice-prefeito e diretor-geral do Hospital São João Batista (HSJB), Sebastião Faria; do cirurgião-torácico, Bruno José Martini; da secretária municipal de Saúde, Márcia Cury; do pneumologista Julio Ferenzini; do médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, e do deputado estadual Munir Neto; com apoio do deputado federal Eduardo Pazuello, e da oncologista Luciana Netto.
“É um investimento que nós estamos fazendo. Nós vamos investir um bom recurso para isso. Estamos capacitando as pessoas. O Faria vai ser o grande responsável, juntamente com a doutora Luciana Netto. É uma coisa que nós queremos e vamos fazer”, frisou Neto.
A reforma e ampliação do Hospital São João Batista (HSJB) também foi citada na reunião com os secretários. Neto e Faria aproveitaram a ocasião para definir que a inauguração da obra está prevista para o dia 29 de maio.
“Dia 29 de maio será uma data muito importante, quando será inaugurada a ampliação do São João Batista, junto com a nova rede de esgoto de todo o hospital, além da expectativa de um novo tomógrafo. Estamos imbuídos desse desafio. Vamos conseguir um ano muito bom, um mandato que será o melhor de todos que o prefeito já fez. Já somos referência no estado e vamos fazer da Saúde de Volta Redonda a melhor do Brasil”, disse o vice-prefeito Sebastião Faria.
Outros projetos
O prefeito falou sobre diversos projetos, ações, investimentos em outras áreas do governo, como Assistência Social, Planejamento e Modernização, funcionalismo, obras em parceria com os governos estadual e federal. Uma delas é a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) que será construída no bairro Aero Clube visando o fim dos problemas de abastecimento de água potável, com cerca de R$ 100 milhões em investimentos, divididos entre o município e o Governo do Estado.
“Agradeço à Câmara Municipal pela parceria com o município. Tenho sempre que agradecer também ao governador Cláudio Castro e ao Dr. Luizinho por tanto que ajudaram e ajudam nossa cidade. Ao deputado Munir, que tem conseguido importantes investimentos para Volta Redonda. À minha equipe de governo, que me ajuda a tocar a nossa cidade, e aos novos secretários e gestores que estão vindo para somar. Ao funcionalismo, que também é fundamental para fazermos Volta Redonda cada vez melhor para a população e que vamos fazer mais por eles neste e nos próximos anos. Sabemos que temos muito mais para fazer, e vamos fazer, estamos no caminho certo”, afirmou Neto.
Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.