Município está no período de ‘Alerta de Verão’ que vai até o próximo dia 31 de março

O “Alerta de Verão” em Volta Redonda iniciou em primeiro de novembro do ano passado e vai até o próximo dia 31 de março, podendo ser prorrogado. Nesse período, a prefeitura disponibiliza toda a estrutura à Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) para ações emergenciais. O objetivo é a pronta resposta nas ações, visando reduzir ao mínimo os efeitos das chuvas, colocando em prática os protocolos de resposta imediata às ocorrências.

O coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira, lembra que o órgão, junto com outras secretarias e autarquias municipais, atua de forma antecipada, preparatória, preventiva no período de abril a outubro.

“A ação de defesa civil consiste em antecipação, prevenção, preparação e resposta, realizando vistorias de rotina e prioridades e, eventualmente, é observada a necessidade de limpeza e a desobstrução de córregos e bueiros para evitar transbordamentos e enchentes; obras de contenção; e podas de árvores”, explica Rubens, ressaltando que a Defesa Civil também mapeia escavações, capinas e construções irregulares para evitar deslizamento de terra.

Rubens reforça que a eficácia dessas ações também depende da colaboração da população, que deve adotar atos seguros no período de chuvas.

“Não ocupar ou jogar lixo em áreas de preservação próximas ao Rio Paraíba do Sul e córregos, ou próximo a encostas; respeitar os dias e horários da coleta de lixo é fundamental para evitar que as bolsas plásticas sejam carregadas para bocas de lobos e bueiros, onde podem provocar o entupimento desses escoadouros; não realizar escavações, aterros ou construções irregulares, principalmente próximo a encostas, sem acompanhamento de responsável técnico”, falou o coordenador.

Dicas de cuidados em caso de chuva forte

Na rua, busque abrigo em locais seguros, como shoppings, comércio em geral, evitando permanecer debaixo de árvores. Mantenha distância de muros e cercas que podem desabar; e fique longe dos postes ou estruturas metálicas para evitar choques elétricos. Se possível, deixe os locais abertos antes da chuva começar, como praias, campos de futebol, parques, e outros por causa do risco de descargas elétricas. Em caso de enchentes, evite áreas de risco, não atravesse ruas alagadas. E, se possível, procure marcar seus compromissos para a parte da manhã.

Em casa, o morador deve ficar atento a qualquer alteração estrutural em sua residência, e, se precisar sair de casa por qualquer cenário de ameaça, a pessoa deve desligar o gás de cozinha, a rede elétrica, pegar documentos, remédios e buscar um local seguro.

Evite contato com água encanada em tempestades de raios. Embora seja algo raro, descargas elétricas podem passar pela tubulação. Evite usar telefones fixos. Durante uma tempestade, é mais seguro utilizar telefones sem fio ou celulares. Por conta do risco de interrupção no fornecimento de energia, evite o uso de elevadores e, se possível, desligue eletrodomésticos para evitar danos.

Se estiver dirigindo, caso a chuva esteja muito intensa, pare em um local seguro até que a visibilidade melhore. Se não for possível, diminua a velocidade. Se a estrada ou a rua estiver alagada, faça o retorno, nunca tente atravessar áreas alagadas. Aumente a distância de segurança entre seu carro e veículos à frente, e segure firme no volante. Em caso de derrapagem, mantenha a calma, tire o pé do acelerador e evite frear até recuperar o controle.

“Todo o sistema de Defesa Civil atua 24 horas por dia durante o período de ‘Alerta de Verão’ e o contato conosco pode ser feito pelos números 199 (Defesa Civil) ou 156 (Central de Atendimento Único). E para receber os alertas da Defesa Civil por SMS, os moradores de Volta Redonda devem se cadastrar, enviando um SMS para o número 40199, apenas com o número do CEP de onde mora”, falou Rubens Siqueira.

Foto de arquivo – Secom/PMVR. 

Pin It