Prefeito destaca diversas conquistas no período, em áreas como saúde e segurança, citando que mais investimentos logo estarão beneficiando ainda mais a população

Com 100 dias de seu sexto mandato completos nesta quinta-feira (10), o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, destaca algumas conquistas e investimentos ocorridos nesse período de início de governo, acrescentando que muito já foi feito e muito mais será entregue para a população.

“Todo início de um novo mandato e de ano propriamente dito é um período de ajustes, planejamento, de trabalhar bastante para definir os melhores caminhos e, além de garantir uma cidade boa e em funcionamento, investir no futuro de Volta Redonda”, afirmou Neto.

Uma das primeiras ações aconteceu justamente no primeiro dia útil de 2025 (2/1), quando o governo municipal, por meio da Seplag (Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão), abriu o Orçamento Participativo.

“Tomamos essa medida inédita até então, e é por meio do Orçamento Participativo que as prioridades escolhidas pelos cidadãos no momento do voto são transformadas em ações concretas da prefeitura na prestação dos serviços essenciais à população”, explicou o prefeito.

Ainda em janeiro, muitas outras melhorias foram implantadas, uma delas na Saúde, com a marcação de consultas nas unidades básicas de saúde por meio da internet, proporcionando mais agilidade e conforto aos cidadãos que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde). Outra foi o início da construção da nova creche no bairro São Luiz, que tem capacidade para abrigar até 240 crianças de 0 a 3 anos de idade, preferencialmente.

“Tivemos um janeiro intenso com muitos projetos saindo do papel e outros recebendo novos investimentos, como o programa Cidade Monitorada, da Semop (Secretaria Municipal e Ordem Pública), que ganhou mais câmeras particulares incorporadas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). Hoje temos mais 1,7 mil equipamentos ajudando a manter nossa cidade mais segura”, ressaltou Neto.

O prefeito lembrou ainda que no primeiro mês do ano um importante investimento foi iniciado e outro entregue à população. Na Ilha São João, foi iniciada a construção do Clube Hípico de Volta Redonda – um espaço mais amplo e confortável para a prática do esporte, atendendo à Escola Municipal de Hipismo, gerida pela Fundação Beatriz Gama (FBG). E no Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR), o município inaugurou no fim de janeiro o primeiro meliponário público do município. O local hospeda abelhas nativas sem ferrão, com visitas guiadas por um meliponicultor de terça a sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h. A entrada é gratuita.

Fevereiro com melhorias na segurança, educação, saúde e mais

O segundo mês de 2025 também contou com importantes melhorias para a população. Em tão pouco tempo, a segurança recebeu reforço, com a entrega de cinco novas viaturas e o lançamento de novas patrulhas da Guarda Municipal, atuando na prevenção, mediação e repressão a conflitos sociais, garantindo um atendimento adequado aos temas que envolvem crianças e adolescentes, animais e o meio ambiente e em casos de intolerância religiosa, preconceito racial e contra pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTQIA+.

“E tivemos a ampliação do sistema de reconhecimento facial, uma tecnologia de ponta que tem auxiliado, principalmente, na identificação de foragidos da Justiça e contribuído para melhorar a segurança em nossa cidade”, acrescentou o prefeito.

Neto também lembrou que a Saúde também avançou em fevereiro, com o lançamento do “PREVENIR 50+” – programa de rastreio do câncer de pulmão do SUS, atuando na prevenção – e a contratação de profissionais para reduzir a espera por consultas com médicos especialistas.

“Não posso esquecer que, ainda em fevereiro, marcamos um gol de placa ao iniciar a obra do novo trevo de acesso ao bairro Santo Agostinho, uma demanda antiga e que conseguimos tirar do papel. E no mesmo mês também iniciamos a adequação elétrica de algumas escolas que receberão novos aparelhos de ar-condicionado, sem falar na parceria que renovamos com a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), que vem proporcionando excelentes atividades culturais gratuitas para nossa população”, complementou Neto, lembrando ainda que o funcionalismo público também foi beneficiado, com o reajuste de 5%.

Transporte público ganha reforço em março

Entre o fim de fevereiro e o início de março, o governo municipal avançou em uma importante pauta de reivindicação da população: o transporte público. Sob o comando do prefeito Neto, a prefeitura interviu em sete linhas do transporte municipal operadas pela Viação Pinheiral. O objetivo foi melhorar a qualidade do transporte para a população, entregando essas linhas a empresas com estrutura mais adequada para operar, permitindo que a Pinheiral melhore sua frota e opere mais eficientemente as linhas que possui.

“Entendemos a demanda da população e era necessária alguma medida, e tomamos, agimos naquilo que o Poder Público pode agir. E a população já sente essa melhoria, com ônibus em condições adequadas de circulação e com horários sendo respeitados”, frisou o prefeito.

Os 100 primeiros dias do atual governo do prefeito Antonio Francisco Neto também registrou mais conquistas, entregando à população, por exemplo, duas secretarias de garantia de direitos: a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA).

O Estádio Raulino de Oliveira, mais conhecido como Estádio da Cidadania, recebeu nova iluminação e teve iniciada a recuperação das arquibancadas para tornar o espaço mais confortável e seguro, principalmente para os torcedores do Voltaço, que estão assistindo no estádio algumas partidas do Volta Redonda Futebol Clube pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Conquistas para o futuro

Próximo de completar os 100 primeiros dias do atual mandato, Neto se encontrou com o governador Cláudio Castro e reforçou o agradecimento à parceria com o Governo do Estado, que garantiu mais de R$ 200 milhões em recursos do Estado para concluir e iniciar investimentos em Volta Redonda.

“Só a Saúde receberá R$ 48 milhões para mantermos programas vitais para a população, além de recursos para expandirmos a estrutura da rede pública, como o Hospital São João Batista, que está sendo reformado e ampliado, e logo será inaugurado. Tem a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Santo Agostinho, o SPA (Serviço de Pronto Atendimento) do Conforto, o Hospital Veterinário, no Rústico, e muito mais”, enumerou Neto.

E no que depender das parcerias, o prefeito Neto conta que Volta Redonda seguirá recebendo mais investimentos, com dois deles já com datas marcadas para licitação. O primeiro será a Casa da Mulher Brasileira, do governo federal, com licitação pra acontecer no próximo dia 14 (segunda-feira). Será a primeira do interior do estado, sendo uma das principais ações do Programa Mulher Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. O objetivo é oferecer atendimento integrado, humanizado e multidisciplinar, concentrando em um único espaço, diversos serviços especializados para mulheres em situação de violência.

“O governo federal irá repassar a verba e o governo estadual fará a obra, em um terreno disponibilizado pela prefeitura, entre os bairros Siderópolis e Sessenta, próximo à Apae-VR (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda)”, citou Neto.

Também com licitação marcada para este mês (28/4), o futuro Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar, será erguido no bairro Roma, e atenderá aos municípios abrangidos pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), incluindo o 28º BPM (Volta Redonda), o 37º BPM (Resende), o 33º BPM (Angra dos Reis), o 10º BPM (Barra do Piraí) e a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar/CIPM (Paraty).

“Esse batalhão é resultado da parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, e com recursos da União por meio do deputado federal Doutor Luizinho, que, assim como o governador Cláudio Castro, fez e tem feito muito por Volta Redonda. Além de atender a região, essa unidade trará, principalmente para os moradores do Roma, uma maior sensação de segurança”, disse Neto, acrescentando que pretende continuar trabalhando pela cidade até o fim do mandato.

“Todos sabem do carinho que tenho por Volta Redonda. Tenho um sonho de fazer da nossa cidade a mais segura, com a melhor saúde do país e com tudo que a população merece, um verdadeiro lugar que sonhamos em viver. E seguiremos trabalhando para isso”, finalizou o prefeito.

Foto de arquivo – Secom/PMVR

Pin It