Além de trazer modernidade, novo sistema vai empoderar a população e facilitar o contato com o Governo Municipal

 

Os cidadãos voltaredondenses vão ganhar na próxima terça-feira, dia 12, uma nova ferramenta para auxiliar a administração municipal a detectar e resolver os problemas da cidade: O Fiscaliza VR. Através desse aplicativo a população poderá, por exemplo, relatar problemas nas vias públicas, visualizar o sistema de atendimento da prefeitura, entre outros serviços, contribuindo, assim, para uma cidade melhor.

 

Na primeira fase, o aplicativo operou para os servidores responsáveis pelos atendimentos nas secretarias municipais. Agora será lançado para toda a população. Essa novidade, que modernizará o atendimento, contará com a contribuição da população, que poderá mostrar suas necessidades para a secretaria ou órgão responsável pelo tema, que receberá a manifestação de forma automática.

 

“A ideia é modernizar o processo todo. O novo sistema tem mais e melhores recursos, como análise georeferenciada, gráficos interativos e muito mais, permitindo um melhor atendimento por parte do poder público”, explicou o secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo.

 

De acordo com o diretor de Modernização e Inovação da Seplag, Igor Alves, através do aplicativo, o cidadão poderá enviar sua manifestação escolhendo uma das subcategorias, como saúde, educação, buraco em via, esgoto, obra irregular, entre outras. “Uma das vantagens do novo sistema é que o cidadão receberá em tempo real qualquer atualização do andamento do seu pedido, tornando o processo transparente e permitindo o cidadão conhecer o funcionamento da prefeitura e acompanhar todos os procedimentos até sua finalização”, concluiu Igor.

 

Através do aplicativo, o cidadão poderá enviar sua manifestação escolhendo uma das subcategorias, como saúde, educação, buraco em via, esgoto, obra irregular, entre outras. O cidadão irá descrever o problema, indicar o bairro da ocorrência e ponto de referência. Ele também poderá anexar uma foto da ocorrência. A manifestação será recebida pela CAU (Central de Atendimento Único) e enviada para a secretaria responsável, que irá informar ao usuário toda vez que houver alguma ação movida para resolução do problema.

 

O prefeito Samuca Silva explicou que o prazo de resposta será de até 48h para todas as manifestações, para que elas sejam pelo menos respondidas ao cidadão quanto ao seu andamento e quanto aos próximos passos para que ela seja atendida. “Com modernização do sistema, acreditamos que iremos diminuir bastante o tempo de atendimento do serviço. O Fiscaliza VR representa um marco para Volta Redonda, principalmente em relação ao controle social que poderá ser exercido sobre as ações e os serviços da prefeitura, tudo de forma transparente. Essa é uma ferramenta que dará voz ao cidadão. Mais uma proposta do plano de governo sendo cumprida”, afirmou Samuca Silva.

 

Por Fátima Santos com fotos de Gabriel Borges - SecomVR
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