Documento define os objetivos e diretrizes da administração municipal para um período de quatro anos
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) capacitou os servidores públicos municipais sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O documento, que se torna Lei Municipal com a aprovação do Legislativo e sansão do prefeito, define os objetivos e as diretrizes do governo para um período de quatro anos.
O treinamento, voltado para toda a administração direta e indireta – secretarias, autarquias, fundações e fundos municipais – , aconteceu nesta semana, entre os dias 1º e 3, pela manhã e à tarde, na sede da Seplag. A capacitação foi conduzida pelo diretor de Orçamento e Controle da secretaria, Cláudio Júnior.
“No PPA, definimos os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação. Esse plano norteia a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), e contribui para a construção do legado de quatro anos do governo”, explicou o diretor.
“O Plano Plurianual traz a visão de futuro do município, com os eixos, diretrizes, objetivos, programas, metas e indicadores das políticas públicas. E nós, do Executivo, encaminharemos o Projeto de Lei do PPA para a Câmara Municipal até o dia 30 de junho de 2025, primeiro ano do novo mandato do governo. O documento é avaliado e votado pelos vereadores e, posteriormente, sancionado pelo prefeito para virar Lei”, acrescentou a secretária municipal de Planejamento, Cora Peixoto.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.