Prefeito Samuca Silva explicou sobre a importância do assunto e levou exemplos a serem discutidos

 

“Uma boa gestão de contrato se inicia com um bom planejamento”. Essa foi uma das frases dita pelo prefeito para os mais de 200 fiscais de contrato que estavam presentes no curso “Gestão e Fiscalização de Contratos”. Promovido pela Escola de Governo, da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (SEPLAG), a capacitação aconteceu durante essa quinta-feira, dia 28, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

 

O Prefeito Samuca Silva explicou durante a parte da manhã sobre a importância dos fiscais, dos procedimentos adotados por eles e exemplos que foram debatidos durante as orientações.

 

“Como é bom ver as pessoas aqui para tratar de um assunto tão relevante. Eu dividi com eles conceitos básicos e ações que ajudem esses fiscais no dia a dia. Desde o início do mandato, nós criamos a Central Única de Compras (CGC), para não termos irresponsabilidade com o dinheiro público. Um projeto bem desenhado, bem detalhado, com uma correta fiscalização do contrato, evita problemas com o dinheiro público”, explicou o prefeito.

 

Durante o curso foram abordados assuntos ligados à fiscalização de contrato como licitação prévia, publicidade, prazos, prorrogação entre outros. O Diretor Geral da CGC e presidente da CPL (Comissão Permanente de Licitação), Eli Alves da Silva, continuou com o curso na parte da tarde abordando questões mais operacionais e técnicas, numa troca sobre o dia a dia e a experiência de cada um.

 

Para Enock Azevedo, secretário da Seplag, o novo formato da Escola de Governo visa dois objetivos valorizando o servidor: dando capacitações e usando a prata da casa, ou seja, usando o próprio servidor para capacitar os outros. “Temos muita gente muito boa, muito capaz e que pode nos ajudar a construir uma cidade e uma prefeitura melhor. Esse ano de 2019 nós iremos abrir vários cursos com os servidores realizando as capacitações”, destacou Enock.

 

O fiscal de contrato da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Wallace Rosa Boanni, disse que como servidor público de carreira é importante atualizar os conhecimentos, principalmente daquilo para que seja designado. “Uma frase do prefeito que me marcou foi: as palavras vão e o papel fica. A responsabilidade das fiscalizações de contrato tanto é de interesse público, quanto na questão de gestão administrativa. Para que não aconteçam intercorrências que estejam fora da legislação. Isso faz parte de uma boa gestão”, finalizou, completando sabe que o prefeito tem essa preocupação e acha muito louvável.

 

Por Renan Ferreira com fotos de Geraldo Gonçalves - Secom/VR
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