Sistema moderno vai dar mais facilidade ao contribuinte e evitar os atrasos de entrega dos carnês pelos Correios
A Prefeitura de Volta Redonda está desenvolvendo mecanismos para melhorar o dia a dia da população e gerar economia para os cofres públicos. A Secretaria Municipal de Fazenda já pode emitir IPTU Digital para os contribuintes, ou seja, aqueles que desejarem receberão o carnê por e-mail. O prefeito Samuca Silva comentou que esse novo método tem uma ideia mais sustentável, pois diminuirá a emissão do carnê físico e, consequentemente, terá um custo benefício melhor.
“Por ano, são gastos aproximadamente R$250 mil com folhas, serviços da EPD (Empresa de Processamento de Dados), gráfica e entrega de Correios. Com a chegada do IPTU Digital teremos uma economia de cerca de R$100 mil para os cofres públicos”, destacou Samuca.
Para receber o carnê digital, o contribuinte deve realizar um cadastro através do site iptudigital.voltaredonda.rj.gov.br. Após o preenchimento do cadastro com nome, inscrição imobiliária e CPF do contribuinte, as informações vão para um banco de dados e, a partir daí, todos os anos, a pessoa receberá o IPTU pelo e-mail.
O secretário de Fazenda, Fabiano Vieira, disse que o morador terá a opção de continuar recebendo o carnê físico através dos Correios ou de forma digital. “Quando for comparar os dados, o sistema vai informar as pessoas que desejaram receber por e-mail e aqueles que desejam o carnê. O contribuinte que possui mais de uma residência poderá fazer o cadastro de cada imóvel através da inscrição imobiliária pelo mesmo link. No mesmo cadastro ele poderá incluir todas as casas que estiver em seu nome”, explicou Fabiano.
A partir do momento em que é feita a adesão, o proprietário está ciente dos termos e condições e informa que não deseja receber carnê nos anos seguintes. “Rotineiramente recebemos contribuintes que receberam o carnê atrasado devido à demora dos Correios. Com esse modelo, as pessoas vão receber o IPTU dentro do prazo e pagar com os descontos”, acrescentou Fabiano.