A média ideal de doações é de pelo menos 450 doadores por mês
Uma campanha por mais doações está sendo realizada pelo Banco de Sangue de Volta Redonda. O motivo é a queda no número de doações no período das festas de fim de ano e, consequentemente, uma significativa redução nos estoques. Com a campanha, o órgão espera garantir estoque para o Natal e Ano Novo.
O banco de sangue, que fica no Hospital São João Batista, funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. O hemonúcleo atende a própria unidade de saúde, além de outras seis instituições: Hospital do Retiro, Hospital do Idoso, Cais Aterrado, Hinja, Agência Transfusional de Piraí e Hospital de Pinheiral.
De acordo com a coordenadora do hemonúcleo, Rosimere Herdy Cardoso, a meta ideal é de pelo menos 450 doadores por mês. “Nós tivemos uma média de 325 doadores aptos por mês. Mas para alcançarmos o número ideal, de 400 aptos, precisamos que 450 se disponibilizem a doar”, disse a coordenadora.
Para doar, o interessado precisa apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum e nem ingerir alimentos gordurosos, além de apresentar bom estado de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destaca que para ser um doador é preciso ter estilo de vida saudável, não ter comportamento de risco e respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. “Nos ajudem a manter o nosso estoque de sangue. Esse período é um dos mais críticos do ano, já que as festas e as férias de verão refletem diretamente no movimento de doadores”, disse o secretário.
Dia Nacional do Doador – No próximo dia 25, o Banco de Sangue irá comemorar o Dia Nacional do Doador, com um café da manhã. Foi criado um banner com asas para que os doadores possam tirar fotos. Haverá ainda um sorteio de camisas para os 50 primeiros doadores. “O dia nacional do doador é um evento anual para celebrar aquelas pessoas que ajudam a salvar vidas através da doação de sangue”, disse a coordenadora do hemonúcleo.