Volta Redonda realiza mais de 800 exames no Dia D do Outubro Rosa
A Campanha de Prevenção do Câncer de Útero e de Mama vai até o próximo dia 30
Mais de 800 exames preventivos para câncer de útero (papanicolau) para mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos, inclusive gestantes, foram realizados no sábado, dia 20, durante o Dia D da Campanha de Prevenção do Câncer de Útero e de Mama.
Além do exame, foram disponibilizados 461 encaminhamentos para mamografia para as mulheres. Todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher funcionaram das 8h às 17h. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde na última semana foram realizados 2024 preventivos e 1097 mamografias.
Logo nas primeiras horas, Sônia Maria Cardoso, de 50 anos, estava na Policlínica da Mulher para fazer seu cadastro e realizar o exame papanicolau na unidade, pelo Dia D do Outubro Rosa, promovido pela prefeitura de Volta Redonda. É muito bom contar com esse serviço de forma mais fácil. Veio em boa hora para ajudar as mulheres a se cuidarem mais, afirmou Sônia.
Rosalee Araújo de Carvalho, 54 anos, moradora do Roma II também aproveitou à tarde do sábado para colocar a saúde em dia. Trabalho durante a semana toda e não tenho tempo para fazer minhas consultas e exames. Por isso estou aproveitando esse dia para cuidar de mim. É muito importante à prevenção e eu não podia ficar fora dessa campanha. A prefeitura está de parabéns, concluiu.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o Dia D pode ajudar o município a atingir a meta de três mil exames preventivos e 1,5 mamografias realizadas em outubro. É importante que as mulheres entendam a necessidade de realizar todos os exames e se prevenir. Esse esforço é uma forma de facilitar essa ação de prevenção. É preciso lembrar que os exames serão realizados durante todo o mês de outubro, considerou o secretário.
O Outubro Rosa é uma campanha para promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução da incidência de morte por câncer de colo do útero e de mama. Em Volta Redonda, o atendimento foi realizado por agendamento prévio e demanda espontânea, de acordo com oferta de vagas em cada unidade.
As unidades da Atenção Básica vão funcionar durante todo o mês com horário estendido, de acordo com a demanda de cada uma. Nesta semana, estarão abertas da 7h às 19h, dez unidades em dias intercalados. Na segunda-feira, dia 22, as UBSFs Siderlândia e Santo Agostinho; na terça-feira, dia 23, unidades do Nova Primavera e Vila Brasília; na quarta-feira, dia 24, São Luiz; na quinta-feira, dia 25, Açude I, Mariana Torres e Água Limpa; e na sexta-feira, dia 26, ficam em horário estendido as unidades do Santa Cruz e Padre Josimo.