Hemonúcleo de Volta Redonda lembra Dia do Doador Voluntário

Para comemorar a data, 25 de novembro, um painel vai homenagear os doadores periódicos do local

 

O Dia Nacional do Doador Voluntário, comemorado no próximo dia 25 de novembro, será lembrado no Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista. A coordenadora do hemonúcleo, Cristina Guimarães do Nascimento, programou ações para homenagear as pessoas que são cadastradas na unidade de coleta de sangue e com a doação ajudam a salvar vidas. Entre as homenagens está um painel com o nome dos doadores.

 

“O Dia Nacional do Doador Voluntário nos lembra de falar obrigada a essas pessoas. A data também serve para ressaltar a importância desse ato de solidariedade, enaltecer e parabenizar o doador, que ajuda a manter o nosso estoque de sangue para atender a quem precisa na urgência médica”, disse Cristina.

 

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda completa em 4 de dezembro nove anos de fundação. O local está aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, para as coletas de sangue. Além disso, o núcleo funciona em esquema de plantão 24 horas para atender pedidos de emergência dos hospitais públicos da região.

 

Além dos Hospitais São João Batista e Hospital do Retiro, o Banco de Sangue de Volta Redonda atende os pacientes em tratamento contra o câncer pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Himja (Hospital Infantil e Maternidade Jardim Amália), e unidades nos municípios de Piraí e Rio Claro.

 

Para ser doador voluntário, a pessoa tem que fazer um cadastro e passar por uma avaliação. Podem doar sangue os menores de 16 anos com autorização dos responsáveis e pessoas de até 69 anos, com o peso a partir de 50 kg. Para doar não precisa fazer jejum, mas é bom evitar alimentos gordurosos.

 

Os homens podem doar de 2 em 2 meses e as mulheres de 3 em 3 meses, prazos rigorosos que têm de ser respeitados. “O nosso doador mais antigo recentemente completou 70 anos e não pode mais doar”, comentou Cristina.

 

Os documentos necessários são Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Motorista e a autorização dos pais para menores, termo de autorização que é cedido pelo Hemonúcleo para o preenchimento.

 

O prefeito Samuca Silva convida a população a se tornar doador voluntário. “É bom lembrar que uma bolsa coletada pode salvar até três vidas”, afirmou.

 

Por Afonso Gonçalves com fotos de arquivo

Pin It