No total, 12 procedimentos foram feitos no feriado de 1º de maio, na última sexta-feira (3) e sábado (4)

 

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou mais um mutirão de cirurgias durante o feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio), assim como na última sexta-feira (3) e sábado (4). Os procedimentos foram realizados pela equipe do diretor-médico do São João Batista, o ortopedista Flávio Reis, e totalizaram 12 cirurgias, que atenderam a pacientes entre 13 e 70 anos de idade.

A primeira leva de procedimentos cirúrgicos, realizada na quarta-feira (1º), foi dedicada a pacientes com fraturas: Armando Luiz Neto Costa, 47 anos (rádio distal esquerdo); Vitor Emanuel Miranda de Aguiar, 22 anos (punho direito); Leonardo de Almeida Vidal, 35 anos (plato tibial esquerdo); Norma Dutra de Araújo, 70 anos (rádio distal direito); e um adolescente de 13 anos (antebraço) passaram pelo procedimento de osteossíntese de fratura, com todas as cirurgias realizadas pelo médico Paulo Henrique Viana Dias.

“As cirurgias do dia 1º foram feitas, basicamente, com pacientes internados por causa de fraturas. Resolvemos fazer esse mutirão para agilizar a cirurgia desses pacientes e a recuperação deles, aproveitando que nada seria feito no feriado”, explica Flávio Reis, responsável pelos dois procedimentos realizados na sexta-feira (3), que tiveram como pacientes Inês Ramos, 63 anos, que passou por artroplastia total de joelho esquerdo; e Ramon Rodrigues Cotrim Mendes da Silva, 35 anos, que precisava de reconstrução do ligamento cruzado anterior esquerdo.

Já no sábado (4), Tiago de Oliveira Trindade, 36 anos (artrocospia e reconstrução LCA de joelho esquerdo), Edilma Célia de Moraes Assis, 58 anos (artrocospia de joelho esquerdo) e Rosimar Cruz Mattos da Costa, 52 anos (artrocospia de joelho direito), passaram por cirurgias comandadas pelo médico Raphael Marchito. Carlos Marquiose Carvalho, 54 anos (artrocospia total de quadril esquerdo), foi operado pelo doutor Bernardo Martins; e tanto Martins quanto Marchito participaram do procedimento de videoartroscopia de joelho direito realizado em Ana Maria Gomes Silva, de 49 anos.

O diretor-geral do Hospital São João Batista, Sebastião Faria, lembra que os mutirões de cirurgias permitem a manutenção da agenda de cirurgias eletivas e as cirurgias de emergência, uma vez que o HSJB também é uma unidade de pronto atendimento.

“O São João Batista voltou a ser uma referência no nosso estado, batendo sucessivos recordes de cirurgias, graças aos investimentos realizados nos últimos três anos, desde que o prefeito Neto reassumiu o governo municipal. Adquirimos novos equipamentos e reformamos vários setores do hospital, que ainda está com as obras de ampliação. Não vamos parar para melhorar cada vez mais nosso hospital, e prosseguiremos com os mutirões”, afirmou Sebastião Faria.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It