Implementado no município desde o ano passado, iniciativa já beneficiou mais de 50 pacientes que sofriam com escoliose

 

O projeto “Coluna Reta”, implementado em 2023 pela Prefeitura de Volta Redonda a fim de prevenir e oferecer tratamento/correção da escoliose idiopática pelo SUS (Sistema Único de Saúde), realizou mais duas cirurgias – consideradas de alta complexidade – no último final de semana no Hospital São João Batista (HSJB). Com esses procedimentos, a iniciativa chega a um total de 52 cirurgias no município.

Dessa vez, as beneficiadas foram uma adolescente de 13 anos, que passou por cirurgia de escoliose na última quinta-feira (13); e uma mulher de 24 anos, que passou por procedimento para corrigir uma cifoescoliose. As cirurgias foram realizadas pela equipe do “Coluna Reta”, formada por Juliano Coelho, ortopedista especialista em coluna e responsável pelo projeto; o neurocirurgião Júlio Meyer; o anestesista Leandro; e a médica Gabriela na monitorização.

“Os procedimentos foram muito bem-sucedidos, e conseguimos ajudar mais duas pessoas a terem uma melhor qualidade de vida”, disse o doutor Juliano, acrescentando que o “Coluna Reta” busca fazer o diagnóstico precoce da escoliose a fim de evitar a necessidade de cirurgias.

Com esse fim, a equipe realiza triagem nas escolas da rede municipal de ensino, com atendimentos na sexta-feira pela manhã no Estádio da Cidadania, no bairro Jardim Paraíba. Dessa forma, de acordo com Juliano Coelho, é possível identificar a escoliose em uma criança ainda em seus estágios iniciais, encaminhando-a para o exame de raios-x e prosseguindo com o acompanhamento de cada caso, que pode incluir fisioterapia, uso de colete e, em último caso, a cirurgia – duas por mês em Volta Redonda.

Abrangência

Desde sua implementação, no ano passado, o “Coluna Reta” realiza a busca ativa por crianças e adolescentes com escoliose idiopática nas escolas da rede municipal. Já foram avaliados mais de 20 mil estudantes, sendo que cerca de 10 mil foram fotografados e dezenas foram encaminhados para fisioterapia. Agora, o projeto busca incluir os estudantes da rede particular de ensino de Volta Redonda.

Além disso, o projeto serviu de referência para um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Munir Neto. Sancionado pelo governador Cláudio Castro (Lei Nº 10.009/2023), o programa de diagnóstico precoce da escoliose está sendo regulamentado pela Secretaria de Estado de Saúde para ser implementado em todo o estado do Rio.

“Nós temos feito grandes investimentos na saúde desde 2021, e parabenizo a equipe do ‘Coluna Reta’ por ajudar a mais duas pessoas que sofriam com a escoliose. São mais de 50 beneficiados desde o ano passado, e com certeza faremos ainda mais”, disse o prefeito Antonio Franciso Neto.

Fotos de divulgação
Secom/PMVR

Pin It