Doses contra a Pólio serão intensificadas para crianças de 1 a 4 anos, além de solicitação de exames, testes rápidos, coleta de preventivos, pré-natal e grupos educativos

 

Todas as unidades básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) de Volta Redonda abrirão as portas para a população no próximo dia 29/6, das 8h às 17h, para a 6ª edição do projeto “Sábado com Saúde”. Neste dia, haverá intensificação de doses contra a Poliomielite para crianças de 1 a 4 anos, os pais ou responsáveis devem levar a criança mesmo que já tenha completado o esquema vacinal contra a doença, também conhecida como paralisia infantil.

Além da Poliomielite, todos os imunizantes do calendário brasileiro de vacinação estarão disponíveis para todas as idades. Outros serviços que serão oferecidos no “Sábado com Saúde” são: testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites; solicitação de exames – incluindo mamografia; coleta de preventivo, pré-natal e grupos educativos. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, sendo necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O ‘Sábado com Saúde’ foi criado em fevereiro deste ano com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços da Atenção Primária, principalmente para a população trabalhadora. A iniciativa partiu da equipe do Distrito 1 e foi imediatamente abraçada e ampliada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). E nesta edição incorporamos o ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite”, comentou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Volta Redonda, Vanessa Huguenin.

Centro de Hidratação no Aterrado encerra atendimento

Localizado na Rua Coroados, 407, no bairro Aterrado, o Centro de Hidratação para pacientes com suspeita ou confirmação de dengue encerrará os atendimentos no próximo domingo, dia 30. A queda no número de casos da doença e da procura diária levaram a esta decisão, também baseada em análises técnicas dos órgãos de saúde.

Neste mês, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou o fim da epidemia de dengue no estado, devido ao número de casos em queda em todas as regiões fluminenses por mais de quatro semanas consecutivas, atingindo o nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue. A epidemia havia sido decretada no estado do Rio em fevereiro, quando foram registrados mais de 91 mil casos prováveis da doença e também com maior número em uma só semana.

Foto de arquivo – Secom/PMVR.

Pin It