Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde falaram sobre promoção à saúde e prevenção do câncer de mama e colo do útero para funcionárias da unidade
O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, da Rede Municipal de Saúde, sediou atividade em alusão à “Primavera Rosa”, movimento pelo cuidado integral com a saúde da mulher, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda. Profissionais da rede fizeram palestra abordando a promoção à saúde e a prevenção do câncer de mama e do colo do útero para funcionárias da unidade hospitalar.
Cerca de 50 funcionárias representaram as 446 mulheres que atuam no Hospital do Retiro no evento que aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 9, no prédio anexo do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) – Ambulatório UniFOA Dr. Leonardo Molica, que pertence à unidade.
A coordenadora-médica da Policlínica da Mulher, Juliana Monteiro, falou sobre prevenção e tratamento dos cânceres de mama e colo do útero. Ela reforçou a importância do diagnóstico precoce. “É muito importante a realização da mamografia e do exame preventivo para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura da doença”, disse.
A médica lembrou ainda que Volta Redonda segue as orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia, abrangendo mulheres a partir dos 40 anos para mamografia na campanha “Primavera Rosa”, ofertando o exame anualmente, diferente do programa nacional que prevê o exame para mulheres entre 50 e 69 anos, feito a cada dois anos. Além disso, o município também indica o preventivo, anual para mulheres de 25 a 64 anos, ou a partir do início da vida sexual.
O funcionamento do Prevenir foi abordado pela médica-oncologista e coordenadora do programa e da Linha de Atenção Oncológica (LAO) de Volta Redonda, Luciana Francisco Netto. Ela explicou o principal objetivo da iniciativa é o rastreio organizado, isto é, por nome e fazendo busca ativa por mulheres que não estão com o preventivo em dia, por meio de cadastro do público-alvo das unidades da Atenção Primária em Saúde.
“Conseguimos ampliar a procura pelo exame preventivo do câncer do colo do útero de 9% para quase 30% entre as mulheres de 25 a 64 anos, desde a implantação do Prevenir, em 2021. Em julho começamos o rastreio organizado para a mamografia”, afirmou Luciana.
Gilcilene Araújo, da Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS, uma das coordenadoras da “Primavera Rosa” em Volta Redonda, fez um levantamento entre as funcionárias do Hospital do Retiro e constatou que muitas estão com os exames atrasados.
“O principal objetivo da campanha é justamente conscientizar as mulheres sobre o cuidado com a saúde. E sabemos que é comum as pessoas que cuidam das outras esquecerem de si mesmas”, disse Gilcilene.
A enfermeira Elaine Vieira, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HMMR, foi quem organizou a atividade e convidou as profissionais da secretaria de Saúde para fazerem a palestra. “Esta é a primeira de uma série de atividades que vou desenvolver aqui no hospital por conta da ‘Primavera Rosa’. Convidei ainda profissionais do Centro de Doenças Infecciosas (CDI), da SMS, e vou promover treinamento sobre os vírus HPV e HTLV 1 e 2”, contou Elaine, afirmando que vai convidar as funcionárias que estão com exames em atraso por meio da “Carta do Amor”, para colocarem em dia a mamografia e o preventivo.
Os enfermeiros Maria Fernanda Pires, da Clínica Médica FOA II, e Paulo de Tarso, da Clínica Médica FOA I, participaram da palestra. Maria Fernanda concorda que as profissionais da Saúde tendem mesmo a cuidar mais dos outros de que de si mesmas. “A palestra chama a nossa atenção para a importância de fazer os exames periodicamente”, disse.
Já o enfermeiro incentivou a equipe de mulheres a participar pelo mesmo motivo e aproveitou para ouvir as palestras atentamente. “Fazemos parte da rede de saúde e temos que ficar atentos às nossas colegas e nos tornarmos multiplicadores da ‘Primavera Rosa’”, afirmou Paulo.
“Dias D da ‘Primavera Rosa’”
A “Primavera Rosa” em Volta Redonda, além do último sábado de setembro, 28, terá mais três “Dias D” com atendimento aos sábados em todas as unidades da Atenção Básica. As 46 UBSs e UBSFs vão funcionar nos dias 26 de outubro, 30 de novembro e 14 de dezembro.
Foto Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.