Unidade da rede municipal de saúde está sendo erguida na Ilha São João, onde acontecem os mutirões de cirurgias de catarata

Desde 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda já realizou mais de 18 mil cirurgias de catarata gratuitas na Ilha São João, graças à unidade móvel que atende aos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. Em breve, a população terá uma estrutura ainda melhor e permanente, com a construção do Hospital dos Olhos.

Erguido na própria Ilha São João, o futuro hospital já passou pela fase das fundações e contrapiso, e finaliza a parte de alvenaria. Todas as paredes já foram erguidas e a parte externa já recebeu o emboço com textura; na parte interna, as últimas paredes recebiam o emboço. Todo o telhado já foi colocado, restando a instalação do forro.

Além da estrutura básica, a empreiteira responsável pela obra já instalou todos os conduítes da rede elétrica, preparada para receber o cabeamento; os suspiros para tirar a água dos aparelhos de ar-condicionado também foram instalados. A parte hidrossanitária já foi instalada, e agora faltam colocar as pias e vasos sanitários, além dos azulejos dos banheiros.

A previsão é que as portas comecem a ser colocadas já nesta semana, e que em breve as janelas também comecem a ser instaladas. Outro serviço a ser realizado é a colocação de forro em todos os cômodos.

Quando concluído, o Hospital dos Olhos será totalmente climatizado e terá três consultórios; recepção; sala de espera; sala de exame; banheiros adaptados; banheiro para funcionários; área de convivência; copa; sala para lavagem e esterilização dos instrumentos cirúrgicos; sala de utilidades; sala para descarte de resíduos contaminados; central de gases medicinais; vestiário masculino e feminino; duas salas de espera para cirurgia; uma sala de cirurgia; e um vestiário para paciente, entre outras dependências.

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, diz que o Hospital dos Olhos era um antigo sonho, e que espera que a nova unidade não apenas ofereça mais conforto, mas que permita aumentar a oferta de cirurgias.

“Já realizamos 18 mil cirurgias de catarata graças à unidade móvel, e queremos fazer ainda mais com esse nosso hospital. Trabalhos os últimos quatro anos para que a população tivesse um serviço de saúde de qualidade oferecido pelo município, e estamos cumprindo nosso objetivo”, disse o prefeito, elencando algumas das realizações do governo municipal desde 2021.

“Zeramos a fila de espera em muitos exames, inauguramos um Centro Cardiológico que já atendeu a dezenas de milhares de pessoas, o Hospital do Retiro recebeu vários equipamentos modernos, assim como as policlínicas da Cidadania e da Mulher. E vamos fazer muito mais, como a ampliação do Hospital São João Batista e a construção do Hospital de Criança.”

Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR