Segundo empresa responsável pelo empreendimento, trabalhos prosseguem em diversas frentes, incluindo alvenaria, parte elétrica, acabamentos, entre outros

As obras de ampliação do Hospital São João Batista (HSJB), da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, seguem avançando em diversas frentes. Segundo a empresa responsável pelos serviços, a MMC Engenharia, 60% da infraestrutura geral encontram-se concluídas, e os trabalhos englobam as partes de alvenaria, elétrica, pintura, acabamentos, ar-condicionado e tubulações de gases medicinais, entre outros.

Um dos serviços que avançaram foi o de instalação do revestimento cerâmico nas paredes, e teve início colocação dos pisos porcelanato no quarto e quinto pavimentos. O trabalho de instalação de piso cimentício de alta resistência na calçada de acesso ao G2 (segundo andar de estacionamento) e a lateral do prédio também prosseguiu, e foram instalados mais peitoris em requadros em janelas internas e externas – essas últimas com pingadeira.

Ainda segundo a empresa, houve avanços na fabricação e instalação de dutos de ar-condicionado do quarto andar, incluindo aí o início do isolamento termoacústico e sua passagem de cabos de elétrica no G3 (terceiro andar de estacionamento) e no sexto pavimento.

Os serviços de alvenaria e emboço do G1 (primeiro andar de estacionamento) estão 80% prontos. Foi realizada, ainda, toda a pintura intumescente do G1 e G2, respectivamente, e a pintura de acabamento na cor preta somente do G1. Voltando ao sexto andar, ali foi feita a montagem das eletrocalhas para a instalação da iluminação. A empresa informou ainda que foram realizadas as instalações das tubulações de cobre referente aos gases medicinais no quarto e quinto pavimentos, e dos quadros gerais de elétrica e do ar-condicionado.

Panorama

No geral, a MMC Engenharia informou que toda a pintura intumescente dos estacionamentos foi concluída, assim como 20% dos dutos, assentamentos e instalações do ar-condicionado; 90% da alimentação dos quadros elétricos; e 20% dos quadros elétricos estão montados e instalados. Também foi realizada a instalação de 70% dos gases medicinais; 85% do piso porcelanato; 70% do revestimento cerâmico das paredes; 50% dos peitoris em requadro externo; 40% das janelas externas; 80% do piso cimentício da calçada; 90% na instalação do sistema de combate a incêndio.

Atualmente, a empresa tem dado continuidade às instalações dos dutos de ar-condicionado nos dois pavimentos destinados à UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e Centro Cirúrgico, com expectativa de concluir 70% dessa instalação ainda neste mês.

Recuperação, ampliação e legado

“Ficamos muito felizes por termos não apenas recuperado o hospital, mas em ver as obras de ampliação avançando”, afirma o diretor-geral do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria. “Quando assumimos a direção, em janeiro de 2021, ele estava à beira de fechar as portas, numa situação caótica, e teremos, em breve, uma unidade com uma estrutura ampliada e melhorada, um legado para a população de Volta Redonda.”

O prefeito Antonio Francisco Neto acrescentou que a reforma e ampliação do HSJB faz parte da promessa de que o município voltaria a ter um serviço de saúde de referência. “Conseguimos zerar a fila de muitos exames, adquirimos equipamentos modernos, reformamos a Policlínica da Mulher. Também inauguramos o Centro Cardiológico, realizamos mais de 18 mil cirurgias de catarata, estamos construindo os hospitais dos Olhos e da Criança e ainda o Hospital Veterinário. E ainda vamos realizar muito mais.”

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR