Atividade está inserida na programação da ‘Primavera Rosa’, campanha da prefeitura pelo cuidado com a saúde da mulher

Parte das 446 mulheres que trabalham no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, participou de uma ação sobre Planejamento Reprodutivo. A atividade faz parte da programação da “Primavera Rosa”, campanha da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo cuidado com a saúde da mulher na sua integralidade.

Na manhã desta quinta-feira (17), a enfermeira da Atenção Primária em Saúde, Andressa Bittencourt, que atua na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vale Verde, explicou o conceito de Planejamento Reprodutivo e forneceu a documentação necessária para inserção no programa às mulheres interessadas.

“Qualquer pessoa que queira conhecer o programa de Planejamento Reprodutivo, antes chamado de Planejamento Familiar, pode procurar uma das 46 unidades da Atenção Primária em Saúde do município”, avisou a enfermeira.

“O conceito de Planejamento Reprodutivo é mais recente e reforça o pressuposto de que as pessoas devam ter assegurado os seus direitos sexuais e reprodutivos, independentemente do desejo de constituir famílias”, explicou Gilcilene Araújo, da Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS, uma das coordenadoras da “Primavera Rosa” em Volta Redonda.

Ela acrescentou que é gratificante e importante essa transversalidade, aproximando o hospital da Área Técnica de Saúde da Mulher pelo cuidado com a saúde das funcionárias da unidade. “Na última semana, estivemos no Hospital do Retiro com profissionais médicas para falar sobre a importância de fazer os exames preventivos para os cânceres de mama e colo de útero para as funcionárias”, lembrou Gilcilene.

A enfermeira Elaine Vieira, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HMMR, foi quem organizou as ações da Secretaria Municipal de Saúde dentro do hospital. “É muito importante cuidar de quem cuida. O objetivo é aproximar os serviços de quem está na linha de frente do cuidado com a população e, às vezes, esquece de olhar para si mesma”, disse.

Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR