Edição, neste fim de semana, com todas as unidades da Atenção Primária abertas, também marca o segundo ‘Dia D da Primavera Rosa 2024’

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda antecipou a edição de outubro do “Sábado com Saúde” para o próximo fim de semana. Todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) vão ofertar os serviços, das 8h às 17h, com foco também na “Primavera Rosa 2024”, que chama atenção ao cuidado integral com a saúde da mulher. A campanha vai até 20 de dezembro e outros dois “Dias D” estão programados: 30 de novembro e 14 de dezembro.

O “Sábado com Saúde” desde dia 19 de outubro vai atender as pacientes que formam o público-alvo das campanhas de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero por livre demanda, sem necessidade de agendamento, assim como acontecerá até o próximo dia 20 de dezembro nas unidades da Atenção Primária à Saúde.

Além de coleta do preventivo indicada para mulheres de 25 a 64 anos ou após o início da vida sexual, e a solicitação de mamografia voltada para mulheres a partir de 40 anos. As unidades também vão oferecer testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites; pré-natal; grupos educativos; e outros serviços do dia a dia. Para garantir o atendimento, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

O “Sábado com Saúde” foi implementado pela SMS em fevereiro deste ano com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços da Atenção Primária, principalmente para a população trabalhadora. A cada mês, parte das unidades básicas funcionam em um sábado, mas durante a “Primavera Rosa” todas as 46 estarão abertas.

“Em Volta Redonda, o objetivo da campanha é chamar atenção para o cuidado com a saúde da mulher na sua integralidade. Queremos ampliar a adesão aos exames preventivos e mamografias, mas também incentivar a inserção em programas para controle da pressão arterial, da obesidade e do tabagismo”, explicou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR