Equipes de Saúde do Trabalhador e do Sebrae, além de estudantes de Enfermagem, Serviço Social e Design do UniFOA também participam da ação
A Vigilância Sanitária de Volta Redonda (Visa-VR) preparou um curso de atualização voltado para manicures que atuam no município. O treinamento, gratuito, tem como tema “Cuidados Sanitários e Saúde Ocupacional: o papel da manicure consciente”. Os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.office.com/r/2QKai4nV0J?origin=QRCode, escolhendo a melhor data para fazer o curso. As opções são: 18 e 25 de novembro (segundas-feiras), sempre às 17h30, na sede do Sebrae em Volta Redonda, Avenida Paulo de Frontin, nº 463, no Aterrado. As vagas são limitadas em 50 por dia.
O treinamento será multidisciplinar. As equipes da Vigilância Sanitária e do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Volta Redonda vão abordar as normas sanitárias e o cuidado com a saúde, respectivamente. O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) vai falar sobre empreendedorismo. E o evento ainda terá a participação dos estudantes de Enfermagem, Serviço Social e Design do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda).
Os alunos de enfermagem vão falar sobre ergonomia, o conjunto de procedimentos para organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos para reduzir riscos, e ações prática do dia a dia como a importância de esterilizar corretamente o material. Na parte de Serviço Social, será passado para as manicures alguns artifícios para identificar se o cliente, principalmente as mulheres, sofrem algum tipo de violência e como ajudar. E os estudantes de design preparam um podcast com dicas de como crescer na profissão.
A fiscal da Vigilância Sanitária, Lucrécia Helena Loureiro, que tem pós-doutorado em Gestão em Saúde e é professora do curso de Enfermagem no UniFOA, foi a idealizadora da ação. “Identificamos uma grande demanda no setor de manicures no município. O objetivo do curso é valorizar a profissão, atualizando sobre as melhores práticas laborais e esclarecer dúvidas importantes para a sua atuação”, ressaltou.