Aumento na oferta de ressonâncias, tomografias e exames cardiológicos reduz tempo de espera por atendimento

Em 2024, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), obteve resultados positivos no controle da fila de espera para exames de alto custo oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os exames mais beneficiados estão ressonâncias, tomografias e exames cardiológicos – ecocardiogramas transtorácicos e transesofágicos, teste de esforço, Holter, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), além das radiografias.

Segundo Sheila Rodrigues, diretora do Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria (DCRAA) da SMS, os resultados alcançados refletem o trabalho iniciado em 2021, quando o prefeito Antonio Francisco Neto reassumiu a gestão municipal.

“Agora contamos com o Centro Municipal de Ressonância Magnética, que desde fevereiro atende exclusivamente pelo SUS, na Rua 33, na Vila Santa Cecília. Também instalamos um tomógrafo de última geração no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, o que ampliou nossa capacidade de atender tanto as demandas ambulatoriais e de urgência da própria unidade quanto do Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado) e da UPA do Santo Agostinho. Além disso, a inauguração do Centro Cardiológico Municipal, em maio do ano passado, foi essencial para eliminar a fila de espera por exames”, afirmou Sheila.

Agilidade em outros serviços do SUS

A reestruturação do serviço de análises clínicas, com o laboratório municipal agora operado pela empresa Biomega, contratada via licitação em 2022, também acelerou o atendimento às unidades hospitalares, de urgência e da Atenção Básica em Saúde. Atualmente, cerca de 300 pacientes são atendidos diariamente.

“Oferecemos consultas em 43 especialidades médicas e controlamos a demanda reprimida em 30 dessas especialidades, com um tempo de espera que varia de um a três meses, dependendo da urgência indicada pelo médico solicitante”, explicou Sheila, acrescentando que essa melhoria foi possível com a contratação de especialistas e a realização de mutirões para reduzir as filas de espera.

Expansão da oferta de ultrassonografias

A SMS contratou, por licitação, 27 mil ultrassonografias e conseguiu controlar a fila de espera para esse tipo de exame. “Nossa meta agora é também contratar, via licitação, ultrassonografias de partes moles para atender à demanda”, informou Sheila.

Maria da Conceição de Souza Rocha, secretária municipal de Saúde, destacou que o foco dos últimos quatro anos foi agilizar e melhorar o atendimento aos usuários do SUS.

“Assim como fizemos com as cirurgias de catarata, por meio dos mutirões, estamos empenhados em reduzir a fila para ultrassonografias e em proporcionar um atendimento mais acolhedor e eficiente para quem busca os serviços da Atenção Primária à Saúde”, declarou a secretária.

Foto de arquivo – Secom/PMVR.

Pin It